Cada dia eu mais fico mais impressionado na eficiência da filosofia divulgada aqui na Bastter.com e sua aplicabilidade em tudo nas nossas vidas. O que demonstra o quão certeiro foi a leitura do comportamento humano feito pelo @bastter.
Esse comportamento humano é exatamente igual para tudo. Por exemplo, as pessoas querem ficar magras ou fortes (as duas situações mais comuns) no tempo mais rápido possível e com o menor esforço e para isso utilizam dos artifícios de suplementos (nem come direito, mas acha que precisa de um suplemento além de não cogitar os efeitos colaterais que pode ocorrer no futuro), dietas(apenas baseadas na alimentação de alguém sem parar para conhecer o próprio organismo), remédios e quando não anabolizantes ou cirurgias. Porque, pelo jeito, estes acham muito chato fazer o básico, comer melhor e principalmente fazer exercício, muito exercício.
E sempre utilizando como espelho pessoas com realidades totalmente distintas, como artistas, fisiculturistas, atletas de alto rendimento de outros esportes, assim como no mercado financeiro o pessoal faz com Warren Buffet, Lynch, Barsi, Parissotto entre outros. Contudo, essa visão é totalmente distorcida. As pessoais esquecem ou não notam como aqueles chegaram aquele ponto. Atleta de alto rendimento é tudo menos saudável, eles abrem mão justamente dessa saúde para alcançar resultados absurdos vide as condições físicas destes após a aposentadoria (lutadores com problemas neurológicos, jogadores de futebol com problemas sérios nos joelhos, obesidade etc.).
Claro que podemos nos inspirar e aprender com todos esses, tanto no mercado financeiro quanto em outras áreas, mas nunca queiram ser eles a não ser que estejam dispostos a fazerem os mesmos sacrifícios, e mesmo fazendo muito provavelmente não chegará na situação deles.
Para qualquer área, não devemos querer ser igual a ninguém, muito menos imitar. Talvez podíamos “perder” menos tempo estudando Buffet, Barsi e companhia, assim como as pseudas referências da saúde e mais tempo estudando-nos mesmos, conhecendo/entendendo nossos perfis e critérios e fazendo nossa história (com seus próprios erros e acertos), pois a destes caras já está muito bem escrita e, boa parte, nos seus capítulos finais.
Como costumo dizer e volto a reforçar, a questão dos investimentos é algo tão mínimo comparado aos benefícios que essa mudança de pensamento pode nos trazer. E, pessoalmente, posso afirmar que um dos grandes benefícios (muito, mas muito maior que a da educação financeira) que nessa mudança de pensamento me trouxe foi justamente o gosto maior e cedo por atividades físicas e a vontade de me tornar uma pessoal ainda mais saudável ao longo da minha vida, apesar de nunca ter tido graves problemas de saúde e/ou peso.