O que é risco? - Benjamin Graham
Você obterá respostas diferentes dependendo de quando e para quem você pergunte. Entretanto, embora seu significado possa parecer quase tão volúvel e mutante quanto os próprios mercados financeiros, o risco possui alguns atributos profundos e permanentes.
O risco não está em nossas ações, mas em nós mesmos. O risco existe em outra dimensão: dentro de você.
Se você superestima seu grau de conhecimento sobre um investimento ou sua capacidade para lidar com uma queda temporária de preços, não importa o que você possui ou como o mercado funciona. Em última instância, o risco financeiro reside não nos tipos de investimentos que você possui, mas no tipo de investidor que você é.
Se você deseja saber o que é realmente risco, procure o espelho mais próximo. O que olha de volta para você é o risco.
Quando você encara a si mesmo no espelho, o que deve procurar?
• Confiança bem calibrada (“Entendo esse investimento tão bem quanto penso entender?”)
• Arrependimento corretamente antecipado (“Como reagirei se minha análise estiver errada?”).
Para descobrir se sua confiança está bem calibrada, olhe-se no espelho e se pergunte: “Qual a probabilidade de minha análise estar certa?”
Pense com cuidado nas seguintes perguntas:
• “Quanta experiência eu tenho? Qual é o meu histórico com relação a decisões semelhantes no passado”?
• “Quais foram os resultados típicos das outras pessoas que tentaram a mesma operação no passado”? (Qualquer um que tivesse pesquisado aplicadamente a resposta para essa pergunta e honestamente aceitasse os resultados, não teria negociado day trades ou comprado IPOS de forma alguma).
A seguir, olhe-se no espelho para descobrir se você é o tipo de pessoa que antecipa corretamente o arrependimento. Comece perguntando: “Entendi completamente as conseqüências se minha análise estiver errada?”. Responda essa pergunta considerando os seguintes pontos:
• “Se eu estiver certo, posso ganhar muito dinheiro. E se eu estiver errado? Com base no desempenho histórico de investimentos semelhantes, quanto poderia perder”?
• “Tenho outros investimentos que me socorrerão se essa decisão estiver errada? Será que estou colocando uma parcela grande demais do meu capital em risco com esse investimento?”
• “Quando digo a mim mesmo ‘você tem uma alta tolerância ao risco’, como sei que isso é verdade? Alguma vez já perdi muito dinheiro em um investimento? Como me senti? Comprei mais ou saltei fora?”
• “Estou confiando apenas na minha força de vontade para evitar entrar em pânico na hora errada? Ou será que controlei meu comportamento antecipadamente ao diversificar?”
O risco é formado de doses iguais de dois ingredientes: probabilidades e conseqüências.
Ao tomarmos decisões em condições de incerteza, as conseqüências devem dominar as probabilidades. Nunca saberemos como será o futuro.
Perder algum dinheiro é inerente ao investimento, e não há nada que você possa fazer para evitar isso. No entanto, você deve assumir a responsabilidade de garantir que nunca perderá a maioria de seu dinheiro ou todo ele.
Antes de investir, portanto, você deve se certificar de que avaliou, de forma realista, suas probabilidades de estar certo e como você reagirá às conseqüências de estar errado.