O programa deste ano tem algumas mudanças em relação aos de anos anteriores. Uma delas é não precisar baixar o programa Receitanet para enviar a declaração e que eventuais atualizações serão feitas automaticamente.
Dica: ao preencher, escolha a opção importar dados da declaração 2016. Já virá tudo preenchido e você só vai precisar atualizar as informações. Exemplos:
- Em rendimentos isentos ou tributados exclusivamente na fonte, pode acontecer de vir uma linha com os dados de uma empresa que lhe pagou proventos em 2015 e que não está mais em sua carteira. Basta excluir esta linha.
- Caso exista alguma empresa que declarou em 2015, um JCP pago em 2016, e esta empresa NÃO está mais em sua carteira, o provento pago por ela não pode ser excluído (você o recebeu). O mesmo vai acontecer em bens e direitos. O crédito a receber de pessoa jurídica (código 99) desta empresa, estava lá na decalaração do ano passado, na linha 31/12/2015. Ele vai continuar lá mas, como você vendeu a ação, em 31/12/2016 a linha ficará zerada.
- Em bens e direitos, se não houve mudança no custo de aquisição de um bem, caso mais notório dos imóveis, a linha 31/12/2016 já vem preenchida. Basta clicar em repetir valores e a linha 31/12/2017 será prenchida com o mesmo valor.
- prejuízos a compensar devem ser transportados "no braço". Na ficha renda variável, no mês de janeiro, na coluna operações comuns, ao descer a página você vai encontrar um campo chamado resultados onde existe uma linha chamada Resultados negativos até o mês anterior. Nesta linha, escreva o valor de prejuízos acumulados até dezembro/2015 ou seja: o valor constante na declaração 2016 (ano base 2015). Os resultados (lucros ou prejuízos) realizados em 2016, devem ser informados nos respectivos meses, na declaração 2017.
- a mesma recomendação vale para quem tem prejuízos acumulados em FIIs.
- se você seguiu direitinho as recomendações dadas aqui no grupo, seus controles estão em ordem. Não precisa espera a chegada dos informes. Vá preenchendo devagar e quando esles chegarem é so conferir que as informações vão bater. Caso contrário, é so corrigir os valores. Outros dados como CNPJ você consegue aqui nas páginas das empresas.