Pessoal, gostaria de trazer este assunto para discussão, pois não achei na busca do fórum e entendo que o assunto é relevante para investidor de longo prazo.
Eu tenho um critério de exclusão muito bem claro que se há a possibilidade de o controlador possuir uma classe de ON diferente da que eu posso comprar, eu descarto a empresa na hora. É o que acontece com a Google, Master Card, Visa, Nike etc. Esta é a minha opinião e um dos meus critérios, nada contra quem investe nestas empresas.
Porém, estive navegando pela seção de stocks e reparei que este indicador não está sendo analisado no modo #PAS, o que faz com que a Google seja Super Pas, por exemplo. Não estou dizendo que não deveria ser, porém, na minha percepção, uma empresa em que os controladores possuem uma classe de ação que tem 10x mais votos que a minha, é um indicador que a gestão pode facilmente agir contra meus interesses. Assim, para um investidor desavisado, esse ponto poderia passar batido, pois a empresa é Super Pas.
Além disso, nas empresas do Brasil, na área de ações, um dos indicadores analisa justamente este ponto: possui ONs, tem liquidez nas ONs, é novo mercado, etc. E aqui no Brasil não temos essas diversas classes de ONs, mas no geral esse indicador quer refletir a segurança para ser sONcio, ou seja, a possibilidade de o controlador agir contra os teus interesses. Obviamente, possuir ONs não garante nada, mas é um ponto a mais.
Então, gostaria de deixar aberta a discussão se seria válido ter algo parecido para as Stocks.