Durante os últimos dias eu resolvi fazer um experimento no LinkedIn.
Sei que tem muita gente que tem aversão a redes sociais, inclusive ao próprio LinkedIn, que, sim, tem muita baboseira, mas como sempre me falaram que a rede social é ideal pra quem tá procurando evoluir na carreira profissional, resolvi fazer um teste lá.
Comprei um livro de programação, mais especificamente sobre Django, o framework web que eu uso pra desenvolver sistemas web, e tou aprendendo muita coisa legal por lá. Então resolvi publicar dicas técnicas sobre Django no LinkedIn. Tanto pra consolidar o que ando aprendendo quanto pra ver o efeito da rede social para quem publica conteúdo.
Após alguns dias publicando conteúdo técnico e interagindo com algumas pessoas, percebi que a curva de visualizações no meu perfil cresceu de forma até impressionante:

Mas pessoas visualizando o que tou vendo pode ser uma métrica meio falha. O que vem disso é que é interessante.
Com essas visualizações a mais acabei recebendo solicitação de conexão de muitos programadores e programadoras e de recrutadores e recrutadoras de empresas de tecnologia.
O que me impressionou foi que no finalzinho desse experimento duas recrutadoras vieram me oferecer vaga de emprego em empresas de tecnologia. E sem interagir nem publicar conteúdo nada disso acontecia.
E o que quero dizer com isso?
Longe disso ser uma propaganda pessoal. A ideia do tópico é mostrar algo que já venho falando por aqui, principalmente para aqueles que buscam melhorar profissionalmente, ter uma renda extra, enfim.
Só consegui ser moderador daqui porque ficava publicando conteúdo sobre programação. E a moderação aqui foi minha primeira renda extra ao trabalho principal.
Publicando conteúdo na internet, mostrando sua pegada virtual, você pode se tornar referência em um assunto e isso te render bons frutos lá na frente.
Podem te chamar pra dar aula de um determinado assunto. Podem te chamar pra trabalhar em outra empresa melhor porque você domina tal assunto. Você pode até construir uma rede de contatos que consomem seu conteúdo e você conseguir rentabilizar esse conhecimento de alguma forma.
A Bastter.com não começou com 200k cadastrados. Foi trabalho de formiguinha. Foi um trabalho educacional onde o Bastter mostrava o conhecimento dele em mercado financeiro e hoje virou isso aqui que estamos vendo. E lembro de ele já ter mostrado por aqui um gráfico de cadastrados que lembra essa curva do LinkedIn.
Ainda sobre o assunto, ontem vi o vídeo de um programador canadense no qual ele mostrou quanto rentabiliza com o canal dele de tutoriais no Youtube. E eu fiquei até impressionado com os valores. Tá certo que é um canal que tem seus 300 k inscritos, tem vídeos com muitas visualizações, mas longe de chegar aos canais mais conhecidos do Youtube, onde geralmente o conteúdo postado é de besteirol. E o cara com um canal educacional faturou no último mês (em relação à data do vídeo) 8 mil dólares canadenses.
E ele mostrou no vídeo um gráfico parecido com esse do LinkedIn, no qual ele mostrava o início do canal, quando eram 5 visualizações diárias, 10, 20...até chegar ao gráfico abaixo

Ou seja, ele foi lá, repassou conhecimento, mostrou o que sabia, e pessoas consomem o conteúdo dele e ele consegue rentabilizar isso. E isso que vemos no gráfico é só a renda do próprio canal. No vídeo ele mesmo diz que por conta do canal já foi chamado pra ser tutor de diversas pessoas que estavam com dificuldade em aprender a programar.
Mostrar que você é referência em determinado assunto pode ser uma excelente fonte de evolução profissional e de evolução patrimonial.