Data original: 22/11/2022
Data original: 06/10/2020
Sou novo na comunidade e acho que meu depoimento pode ajudar alguém que esteja na mesma situação que já estive.
Há 6 anos, dia 06/10/2014, comecei minha 5º tentativa de emagrecimento. Cheguei a emagrecer nas outras tentativas, mas voltei a engordar. E fiquei mais gordo a cada tentativa fracassada. Dei meu melhor a cada tentativa, mas fracassei. Odiava musculação, mas tinha gosto por corrida. Coisa que fazia quando era bem mais jovem, mas que tinha parado. Nesse dia também decidi que nunca mais beberia refrigerante.
Na ultima tentativa, além de contratar o personal trainer, nutricionista e fisioterapeuta, aproveitei que academia tinha um grupo de corrida de rua. Eu também fui a um médico para fazer um check up.
No início foi muito difícil, pois trabalho embarcado. Malhava 28 dias em casa com assessoria e ficava 28 dias por conta própria no rebocador. Eu levava duas bolsas, sendo uma só com suplemento e alimentos da minha dieta. Aproveitava para correr na rua quando o rebocador estava atracado.
A medida que fui perdendo peso, fui gostando de musculação e comecei a correr mais rápido ( comecei correndo 3km em 20 min e hoje ja estou correndo meia maratona em 1h38min). Minha meta é atingir o índice para correr a maratona de Boston.
Minha esposa sempre foi magra, mas não praticava esportes. Depois que viu o início da minha transformação, ela pediu e eu a ajudei a procurar uma personal trainer. Hoje praticamos atividade fisica e temos passado essa necessidade da atividade física aos nossos filhos (7 e 2 anos), bem como uma alimentação saudável e balanceada( meus filhos nunca beberam refrigerante). Quem tem filhos, recomendo assistir o documentário “ Muito além do peso”.
Resumindo tudo: a minha tentativa para me manter magro só deu certo quando voltei a praticar um esporte que eu gostava, onde eu tentava me superar a cada treino. Doeu (ainda dói), suei e quebrei ( ainda quebro), mas não desisti ( continuo insistindo),
Se você está tentando manter-se magro, eu aconselho a procurar ajuda profissional (sozinho é muito difícil):
1.médico para verificar possíveis limitações patológicas e realizar um check up geral ( lipídios, glicose, insulina entre outros exames).
2.Personal trainer pelo menos no inicio para previnir lesões
3.Nutricionista esportivo para otimizar a perda de peso e prescrever uma alimentação que inclua alimentos que vc goste.
4.Fisioterapeuta para avaliação e acompanhamento preventivo.
5.Cardiologista para identificar possíveis limitações de esforço.
6.Psicólogo não precisei, mas pode ajudar também.
Um pequeno paralelo entre investimentos e Emagrecimento
Investimentos/Emagrecimento /Resultado
Longo Prazo/Longo Prazo/Tem que ser para a vida toda
SET UP/Fórmula mágica /Picaretagem
Aporte + tempo/Dieta + exercicio/Aumentar as chances a seu favor ( nada é aagarantido)
Educação financeira /Auxilio Profissional/Facilita alcançar o objetivo
Reaplicar dividendos + aporte /Maior condicionamenfo fisico, maior gasto calórico/Bola de neve do bem
Obsessão por enriquecer/Obsessão por emagrecer /Frustração, chato da familia
Bom senso/Bom senso /#PAS
Tentar convencer outros a enriquecer /Tentar convencer outros a emagrecer /Chato da última espécie
Todos sabem que vc está bem de grana/Todos sabem que vc emagreceu /Não precisa divulgar
Se fizer Merda/Se fizer Merda/Coloque uma pedra e siga adiante. Não fique na lama do SE...
Não se sinta o fuderoso da esquina /Não se sinta o fuderoso da esquina /Dr. Ferro pode te visitar e ... o final vcs ja sabem.
Obs importante : Faça um esporte de competição que goste ( corrida, ciclismo, triatlo entre outros). Que seja necessário se desafiar a cada treinamento.
Obs Mais Importante: minha esposa foi a pessoa que mais acreditou em mim. Desde a segunda tentativa ( só a conheci após a primeira tentativa), ela sempre me apoiou e me ajudou. Fizemos 10 anos de casamento em agosto desse ano e achamos engraçado ao comparar as fotos. Ficamos mais jovens apesar de ter passado 10 anos.