No fim do ano passado me alocaram numa função mais burocrática e menos braçal onde sou funça. A atividade engloba agrupar pedidos de materiais para compra de diversos setores.
Como não trabalhava com algo burocrático não tinha noção do que vou falar aqui, mas com o passar do tempo fui vendo que atividades burocráticas, de escritório em geral, quanto mais "braçais" e menos intelectuais mais sujeitas são a serem substituídas por programas de computador.
Uma dessas atividades que faz parte das minhas demandas é enviar uma base de dados (em planilha de excel, claro) com materiais para serem comprados, por exemplo, para diversos setores e recolher as demandas desses setores, agrupar os pedidos e fazer esses pedidos.
Exemplificando, imaginem uma planilha com 100 itens, com especificação do item, características, código do item, etc. É uma planilha assim que eu envio para os responsáveis dos setores dizerem o que querem. Eles só precisam responder exatamente quais itens, código dos itens e quantidade precisam.
E por mais que a comunicação no e-mail no qual a planilha enviada seja clara, que o retorno precisa obedecer tal formato, precisa ser em outra planilha, com especificação bonitinha, com código, etc, SEMPRE dá ruim nessa parte.
Tem gente que responde no próprio email com uma tabela, tem gente que manda arquivo do Word, tem gente que responde com uma planilha mas despadronizada, etc, etc e etc. Seromanos sendo seromanos.
Quem trabalha em serviço público, principalmente em setor de compras, sabe que tudo precisa obedecer especificações, que se o serviço vai comprar uma mesa na especificação só falta precisar dizer que a mesa tem 4 pernas e não 3. Então imaginem uma lista com, sei lá, 30 mesas com especificações diferentes, se quem enviou o pedido não dizer exatamente que é a mesa com características x, y, z, eu precisaria perguntar novamente qual mesa ou eu mesmo procurar, enfim.
Esse é o primeiro problema da história.
O segundo problema é que mesmo num mundo perfeito onde 30 pessoas responderam minha demanda da forma que eu queria, eu teria que ir atrás de 30 planilhas, catando item a item para no fim somar e fazer o pedido global do setor.
Já fiz isso algumas vezes e fiz de forma braçal, dando ctrl c + ctrl v em 5 planilhas só pra ver o tempo que eu gastava com isso e deu 3 horas de ctrl c + ctrl v.
Agora imaginem alguém na mesma situação que eu, mas um com conhecimento de programação.
Em vez de enviar demanda em planilha por email e receber respostas despadronizadas e ao final sair catalogando tudo e agrupando todos os pedidos, com várias e várias horas de ctrl c + ctrl v, por que não criar uma espécie de sistema simples com um formulário no qual todos os itens disponíveis para serem pedidos já estivessem listados e o usuário só precisasse escolher os itens, as quantidades, informar setor e o sistema já geraria o compilado de todos em formato pronto para ser feito o pedido de compra?
Um trabalho de várias horas de copia e cola seria resolvido em segundos pelo computador, não mais por mim.
E isso é só na minha bolha mas olhando ao redor vejo que trabalhos burocráticos em grande maioria, pelo menos no serviço público, compreendem várias e várias horas de copia e cola.
Humanos não são bons com trabalho repetitivo. Computadores que são.
Cada vez mais esses trabalhos repetitivos serão substituídos por programas de computador. O trabalho do meu caso eu mesmo estou pensando em criar um sistema web para enviar para os setores na próxima vez, o que me pouparia algumas horas de copia e cola (quem sabe fazer esse sistema ao vivo aqui nos chats).
Então, se você é uma dessas pessoas que passa 8h do dia fazendo trabalho repetitivo, principalmente esses burocráticos, cuidado, pois amanhã um programa de computador pode aparecer fazendo em 1 minuto o que você demora 8 horas pra fazer.
Em vez de lutar contra a realidade, procure formas de ser mais produtivo. O exemplo que dei é só algo que vivenciei mas tenho certeza que muitas pessoas passam por situações parecidas de trabalho repetitivo. Em vez de lutar contra isso que tal aprender o básico de programação e fazer em minutos o que você demora horas pra fazer?