Quanto mais eu estudo sobre investimentos, mais chego à conclusão de que o que realmente importa é focar no trabalho para aumentar a renda. Todo o resto se torna irrelevante se você não conseguir isso.
Se eu tivesse mantido meus aportes restritos à tão mal falada caderneta de poupança, e tivesse gastado meu tempo em melhorar minha qualificação, estaria em situação muito superior e teria levado muito menos ferros.
Ano passado eu me convenci que eu sou burro mesmo, parei de acompanhar o mercado, coloquei tudo na poupança de bancão, e investi na minha mão de obra. Resultado: tive um aumento de 50% na renda mensal, retorno muito maior do que qualquer ativo do mercado financeiro. Meus excedentes, claro, estão indo para a poupança, e hoje tenho 12 meses de salário guardados em um ativo simples, descomplicado e que me dá paz.
Sinceramente não confio em mim mesmo o suficiente para aportar em renda variável; eu sei que vou vender tudo no fundo em pânico, e se a cotação dos ativos ficarem de lado por muito tempo eu não irei resistir. E ainda preciso adquirir bens de alto valor como imóvel e veículo, então eu não vou suportar o fato de que posso liquidar minhas ações e cotas de FIIs para comprar tais bens. E como sou burro e azarado, provavelmente farei isso quando o mercado estiver com 50% de queda.
Enfim, não me sinto confiante para sair da caderneta, então estou adotando a única estratégia que me resta: aumentar meus ganhos através do trabalho. E isso provavelmente seria melhor para 80% dos usuários deste fórum.