Fotógrafos em excesso nos treinos de rua | 13 respostas

Fotógrafos em excesso nos treinos de rua

@maluta
em 22/04/2026 09:03
Ultimamente, em praticamente todo treino de corrida na rua em locais movimentados/turísicos como orlas, parques, etc é nítido a quantidade de fotógrafos posicionados registrando os corredores. Muitos com equipamento profissional, lentes enormes, em pontos estratégicos (leia-se "instagramáveis"). Depois as fotos vão parar em sites onde você pode buscar enviando uma imagem/selfie do seu rosto e comprar a imagem.

Não sou advogado, mas até onde eu pesquisei, do ponto de vista legal, eles não estão infringindo nada... espaço público não tem expectativa de privacidade, a legislação brasileira permite registrar pessoas em locais abertos, e enquanto "não houver uso vexatório ou comercial ofensivo", está tudo dentro da lei.

Mesmo assim, a verdade é que minha imagem virou produto num mercado que eu, na maioria das vezes [*], nunca concordei em participar. Na minha experiência, treinando num lugar turístico eu me deparei com mais de 400 fotos...

Não é algo que me incomoda, já que o que importa mesmo é se movimentar, mas me faz refletir o mundo que vivemos.

Talvez se isso ajudar as pessoas a praticarem mais esporte, pode ser algo bom também, já que no final do dia é o que importa, mesmo.

Opiniões?

[*] fiquei sabendo que alguns lugares você escolhe (opt-in) ser fotografado usando uma pulseira que informa o fotógrafo, pode ser uma saída.
@Pat_Patriot
em 22/04/2026 09:19
Cara, deixas os caras fazerem o trabalho deles. Realmente, lugar público não tem expectativa de privacidade.

Não te incomoda, mas vc chega até abrir um tópico por causa disso... 

Por vezes é até interessante, já comprei algumas fotos. É bem melhor do que pedir ao cônjuge ou amigo tirar um foto pra você e ás vezes nem fica tão legal.

Eu não vejo problema nenhum nisso. 

Acho que é um nicho interessante que acharam. 
#1 de 13
@JonLord
em 22/04/2026 09:19
Na minha opinião, é só ignorar se não gosta.

O fotógrafo está ali trabalhando.
Muitas pessoas gostam de comprar as fotos para postar nas redes sociais.

No fim não atrapalhando meu treino eu ignoro.
#2 de 13
@blackpug
em 22/04/2026 09:40
Como voce mesmo colocou. Tanto faz. O que importa é se movimentar e fazer exercício. Eles estão trabalhando honestamente e promovendo o esporte... acho que tudo bem.
#3 de 13
@SOD
em 22/04/2026 10:00
Não me incomoda em nada e já comprei várias fotos (acho que todas as fotos que tenho treinando foi assim que consegui).

Só me incomoda quando estão entregando cartão, pois a maioria vai para o chão. Mas a culpa não é do fotógrafo, e sim do porco que pega o cartão e descarta no chão.
#4 de 13
@Eric_Cartman
em 22/04/2026 10:04
Não incomoda, mas foi atrás dos “seus direitos”.
“Minha imagem virou produto no mercado”.
Cara, que viagem.
Você está em espaço público — todo mundo vê, filma e fotografa o tempo todo. O fotógrafo só faz isso de forma organizada. E ninguém está “vendendo você”, e sim o registro da atividade; se não fosse você, seria outro corredor.
Se não curte, evita esses pontos ou simplesmente ignora.
 
#5 de 13
@CarameloHolder
em 22/04/2026 10:44
Enquanto não invadirem a pista, não enfiarem a lente na minha cara, não fizerem piada com minha cara, eu tô tranquilo. Cada pescador sabe como conseguir seu peixe.
#6 de 13
@Gui87
em 22/04/2026 11:32
Nos jogos do Palmeiras no Allianz também tem esses fotógrafos, algumas fotos são espontâneas de longe e você nem vê, outras eles perguntam se você quer ser fotografado, depois te dão um QR code para voce buscar.

Achei bem ok, não me incomodou, e se não me engano, custa 13 reais cada foto.
#7 de 13
@OuroReal
em 22/04/2026 13:37
Aqui em Campinas também é comum.
Tem gente que fica muito brava, grita que não podem, faz gesto obsceno, enfim...
Eu não nego que no começo me sentia bem invadido, e ficava com receio de poderem vender sua imagem para usos vários, principalmente de IA para gerar imagens e etc.
Hoje não ligo mais, não tem o que fazer, só ignoro. 
#8 de 13
@Charlito
em 22/04/2026 14:38
Proteja sua privacidade!

#9 de 13
@iugerroc
em 04/05/2026 16:19
Uma chatice sem tamanho essa reclamação sobre os fotógrafos.

Abaixem seus egos. 
Ninguém tá interessado nos seus rostos. 

E o que precisam de dados biométricos, normalmente a gente fornece tudo de graça por livre e espontânea vontade. 

Coisa mais chata da história isso aí "aiii minha imagem"...

Pelamor...
#11 de 13
@fuderosodaesquina
em 04/05/2026 16:32
Eu já passei da fase de me preocupar com isso de "meus dados"...
Depois que morre fica tudo aí e não vale nada (hoje já não vale muita coisa mesmo). Tenho mais o que fazer.
Agora no lugar deles eu trabalharia com orelha em pé tentando outras coisas, pois mundo afora o povo questiona até fazer uma facial p entrar em um prédio. Não vai demorar a chegar aqui tb
#12 de 13
@Mauro
em 04/05/2026 17:29
#13 de 13

Escolha um esporte!

Mural geral com todos os esportes.
Todas as postagens que não sigam estas regras serão deletadas.

Criar novo tópico Leia antes de postar!

100 caracteres restantes

É expressamente proibido neste forum qualquer mensagem de cunho político ou colocar links para sites, notícias, artigos, análises ou qualquer coisa que envolva política. Também são proibidas discussões ideológicas. As mensagens serão deletadas e os reincidentes terão seu acesso ao forum bloqueado.

Não é permitido utilizar os murais para reclamações sobre o teor das respostas, voadoras, comportamento dos outros usuários ou qualquer coisa desse tipo. Não iremos permitir que o fórum se transforme em um local de discussão sobre o próprio fórum. Se não deseja respostas que não lhe agrade ou que suas mensagens sejam deletadas, não poste.

NÃO POSTE BULLSHIT AQUI PARA DIZER QUE É BULLSHIT. DEIXE ONDE VOCÊ ACHOU!

Esportes praticados pela comunidade Bastter.com
Evolução da comunidade Bastter.com em quantidade de usuários e média de horas/dia.
Evolução dos pontos e média/semana para estar no do Bastter Race.
Usuários do Bastter Race por Estado.
Estado Usuários
Combine atividades esportivas na sua cidade com outros atletas.

Eventos de todos os esportes.
Publique os eventos da sua cidade e combine com outros atletas.



Sua Posição

Geral Semana Mês Ano

Top 3 do Ranking Anual ver ranking

Mural de discussões sobre .
Não serão permitidos memes, etc.
Todas as postagens que não sigam estas regras serão deletadas.

Criar novo tópico Leia antes de postar!

100 caracteres restantes

É expressamente proibido neste forum qualquer mensagem de cunho político ou colocar links para sites, notícias, artigos, análises ou qualquer coisa que envolva política. Também são proibidas discussões ideológicas. As mensagens serão deletadas e os reincidentes terão seu acesso ao forum bloqueado.

Não é permitido utilizar os murais para reclamações sobre o teor das respostas, voadoras, comportamento dos outros usuários ou qualquer coisa desse tipo. Não iremos permitir que o fórum se transforme em um local de discussão sobre o próprio fórum. Se não deseja respostas que não lhe agrade ou que suas mensagens sejam deletadas, não poste.

NÃO POSTE BULLSHIT AQUI PARA DIZER QUE É BULLSHIT. DEIXE ONDE VOCÊ ACHOU!

Publique os eventos da sua cidade e combine com outros atletas.

Você pode incluir livros relacionados aos esportes pela Livraria.

Compartilhe rotas com os outros atletas.

Compartilhe fotos praticando este esporte.

Compartilhe videos sobre este esporte.


Compartilhe dicas para quem quer iniciar, praticar ou evoluir no esporte.


Combine atividades esportivas na sua cidade com outros atletas.