Muay Thai e Boxe - Impacto cabeça - Formas de mitigar risco e reais impactos em amadores | 14 respostas

Muay Thai e Boxe - Impacto cabeça - Formas de mitigar risco e reais impactos em amadores

@Barto
em 21/12/2024 13:36
Olá,



Eu treino Muay Thai há cerca de 4-5 anos, duas vezes por semana. No último ano, tenho feito sparring constante e real, cerca de 10-15 minutos em cada um dos dois dias. Não tenho a intenção de me tornar profissional.

Não me incomodo muito com golpes no corpo em geral e me considero um chutador razoável. No entanto, um fator que atrapalha o desenvolvimento das minhas técnicas de soco é o receio de receber impactos frequentes na cabeça. Tenho dificuldade em me aproximar da distância correta para socar, pois isso me coloca na distância dos golpes do oponente também. Por isso, acabo utilizando mais os braços para defender/fintar e contra-atacar com chutes do que com socos.

Esse receio também ocorre no boxe, que treino com um pouco menos de frequência para trabalhar essa dificuldade com os golpes na parte superior. No boxe, o medo é ainda maior devido ao volume de golpes na cabeça em comparação com o Muay Thai.

Tento trabalhar o máximo possível a defesa e a esquiva para evitar esses golpes. Algumas semanas isso funciona, mas em outras, não. Recentemente, levei um overhand de um ex-profissional que me fez repensar se vale a pena continuar. Não desmaiei nem fiquei grogue, mas senti como se tudo dentro da minha cabeça estivesse "chacoalhando".

Além disso, sinto que o pessoal da minha academia está cada vez mais inclinado a fazer sparring pesado e intenso, sendo até incentivados a isso. Não concordo com essa abordagem, o que tira um pouco da minha vontade de treinar.

Para mitigar esse problema, pensei em usar capacete, mas parece inconclusivo se isso realmente ajuda. Um exemplo é este estudo Clinical Journal of Sport Medicine. Sempre peço para irem com calma no sparring, mas muitas vezes a luta "escalona" naturalmente. Estou considerando mudar de academia para uma onde o sparring seja mais leve. Não sei se isso realmente existe ou se é utopia.

Os médicos com quem conversei foram diretos, dizendo que devemos reduzir ao máximo possível os impactos na cabeça. Eu entendo isso, mas não sei se no meu volume de treino - 10-15 minutos de sparring duas vezes por semana - existe algum risco além do teórico.

Alguém tem alguma opinião ou relato sobre algo assim? Se houver um risco real para amadores, para mim não vale a pena. O ideal seria treinar com aparador/caneleira e parar com o sparring de vez.
@Mauro
em 21/12/2024 13:49
#2 de 14
@Mauro
em 21/12/2024 13:52
#3 de 14
@flipper
em 21/12/2024 13:53


postado por @Barto em 21/12/2024 13:36

...

Além disso, sinto que o pessoal da minha academia está cada vez mais inclinado a fazer sparring pesado e intenso, sendo até incentivados a isso. Não concordo com essa abordagem, o que tira um pouco da minha vontade de treinar.

....


Cara, procura outro lugar para treinar que corresponda ao que você quer. Provavelmente, o professor e a galera dessa academia estão escalando os sparrings porque é a vibe deles. Cabe a você sair fora antes dê m... Normalmente, vai dar com alguém. Daqui a pouco, alguém vai se machucar por lá. Sparring é coisa séria e deve ser feito com todos os equipamentos de segurança e com gente experiente acompanhando e segurando a onda da galera. Se não for assim, vai rolar dente voando, ziran quebrando, lesão de cervical, etc. Questão de tempo! Fazer esporte com esse tipo de medo eu acho que não vale a pena.
#4 de 14
@Mauro
em 21/12/2024 13:54
#5 de 14
@Barto
em 21/12/2024 14:41
@Mauro Pessoal é bastante contra capacete no mundo do Muay Thai.

Falam de atrapalhar visão, toma mais porrada, etc etc.

O que vc achava quando usava?
#6 de 14
@Corgi
em 21/12/2024 15:29
@Barto infelizmente não existe limite seguro para impactos repetidos na cabeça. Traumas mesmo que pequenos ao longo de anos são deleterios para a saúde cerebral. Uma opção que eu sugiro a você é fazer um treino em um local mais "amigável" ou contratar um treinador particular ou ter algum colega de treino com o mesmo objetivo.
#7 de 14
@Mauro
em 21/12/2024 17:25
#8 de 14
@gb_gabriel
em 21/12/2024 21:37
O Jon Jones já falou que não faz sparring valendo golpe na cabeça
#9 de 14
@Saenchai
em 27/12/2024 13:23
Cara, na boa, fazer sparring pesado é só para quem vai lutar profissionalmente e olhe lá.

Já tem uma série de grandes lutadores de MMA que aboliram o sparring pesado (inclusive o grande Max Holloway), pode procurar que tem muitos vídeos desse assunto no youtube, inclusive com estes lutadores explicando as razões.

Além disso, já há uma corrente considerável que defende que no sparring "de boa" o lutador aprende muito mais do que no sparring pesado, porque ele consegue praticar mais tranquilo e o cérebro assimila melhor ataque e defesa, gerando maior aprendizado.

Dá uma olhada.
#10 de 14
@prmd
em 27/12/2024 13:45
Troque de parceiros de sparring ou de academia. Não use capacete. Além de prejudicar o treino, a tendência é vc virar o alvo de golpes ainda mais duros, afinal tá "protegido".
Se o seu receio for tão grande, basta não fazer sparring. Apenas faça o treino e na hora do sparring vá bater saco. 
Provavelmente não vão te dar graduação, mas pra quem não quer ser profissional do esporte isso não deveria fazer nenhuma diferença. 
#11 de 14
@Charlito
em 27/12/2024 14:19


postado por @prmd em 27/12/2024 13:45

 na hora do sparring vá bater saco. 



Só toma cuidado com a coluna.

#12 de 14
@The_Hammer
em 18/03/2025 14:39
Já passou muito tempo, mas gostaria de deixar meus 2 centavos.

- Não use capacete. Botar o capacete te torna um alvo ainda pior para quem quer fazer um sparring duro. Você comentou no final sobre caneleira. Aí já acho interessante usar sempre.

- Converse com seu professor/treinador. Avise que o seu intuito não é se tornar um lutador, e que gostaria de diminuir a intensidade dos sparrings. Se ele for um bom professor ele entenderá e avisará os outros alunos.

- Avalie trocar de academia caso a conversa com o professor não surta efeito. Existem sim academias que só faz o sparring pesado quem quer. 

Quanto a questão de levar soco na cabeça, já está muito consolidado que o risco de desenvolver algum tipo de problema neurológico é muito maior em quem leva pancadas na cabeça. Seja nos esportes de combate, seja no futebol americano, quem sofre as famosas concussões vai ter problema lá na frente.

Essa cultura de que quanto mais pancada você leva, mais duro você fica, vem caindo aos poucos nas academias...
#13 de 14
@Mauro
em 18/03/2025 18:04
#14 de 14

Escolha um esporte!

Mural geral com todos os esportes.
Todas as postagens que não sigam estas regras serão deletadas.

Criar novo tópico Leia antes de postar!

100 caracteres restantes

É expressamente proibido neste forum qualquer mensagem de cunho político ou colocar links para sites, notícias, artigos, análises ou qualquer coisa que envolva política. Também são proibidas discussões ideológicas. As mensagens serão deletadas e os reincidentes terão seu acesso ao forum bloqueado.

Não é permitido utilizar os murais para reclamações sobre o teor das respostas, voadoras, comportamento dos outros usuários ou qualquer coisa desse tipo. Não iremos permitir que o fórum se transforme em um local de discussão sobre o próprio fórum. Se não deseja respostas que não lhe agrade ou que suas mensagens sejam deletadas, não poste.

NÃO POSTE BULLSHIT AQUI PARA DIZER QUE É BULLSHIT. DEIXE ONDE VOCÊ ACHOU!

Esportes praticados pela comunidade Bastter.com
Evolução da comunidade Bastter.com em quantidade de usuários e média de horas/dia.
Evolução dos pontos e média/semana para estar no do Bastter Race.
Usuários do Bastter Race por Estado.
Estado Usuários
Combine atividades esportivas na sua cidade com outros atletas.

Eventos de todos os esportes.
Publique os eventos da sua cidade e combine com outros atletas.



Sua Posição

Geral Semana Mês Ano

Top 3 do Ranking Anual ver ranking

Mural de discussões sobre .
Não serão permitidos memes, etc.
Todas as postagens que não sigam estas regras serão deletadas.

Criar novo tópico Leia antes de postar!

100 caracteres restantes

É expressamente proibido neste forum qualquer mensagem de cunho político ou colocar links para sites, notícias, artigos, análises ou qualquer coisa que envolva política. Também são proibidas discussões ideológicas. As mensagens serão deletadas e os reincidentes terão seu acesso ao forum bloqueado.

Não é permitido utilizar os murais para reclamações sobre o teor das respostas, voadoras, comportamento dos outros usuários ou qualquer coisa desse tipo. Não iremos permitir que o fórum se transforme em um local de discussão sobre o próprio fórum. Se não deseja respostas que não lhe agrade ou que suas mensagens sejam deletadas, não poste.

NÃO POSTE BULLSHIT AQUI PARA DIZER QUE É BULLSHIT. DEIXE ONDE VOCÊ ACHOU!

Publique os eventos da sua cidade e combine com outros atletas.

Você pode incluir livros relacionados aos esportes pela Livraria.

Compartilhe rotas com os outros atletas.

Compartilhe fotos praticando este esporte.

Compartilhe videos sobre este esporte.


Compartilhe dicas para quem quer iniciar, praticar ou evoluir no esporte.


Combine atividades esportivas na sua cidade com outros atletas.