Legday até a falha | 13 respostas

Legday até a falha

@nckothegamer
em 29/10/2026 11:32
Só para contextualizar, sempre me considerei um cara ativo, pratiquei musculação durantes uns 6 anos se somar periodos separados e sempre joguei meu futebol.
Atualmente tenho 33 anos, terminei minha formação e especialização, iniciei mestrado. Porém os anos de pandemia e residência médica roubaram um pouco da minha saúde. Fiquei basicamente sedentário por 3 ~4 anos, ganhei uns 20kg (Bati a máxima de 102kg, para 1,76 de altura), além disso aumento de circuferência abdominal e esteatose hepática grave, além de indisposição, fadiga etc...

Confesso que o que me deu o "click" para sair do sedenterismo não foi estética, foi cansaço para subir 3 escadas e a esteatose hepática.
Há uns 4 meses retornei para academia, dieta, atividade física e endocrinologista. De início ela quis começar mounjaro pela esteatose grave, mas me comprometi a tentar mudança de estilo de vida por mim mesmo.
Desde então venho treinando musculação com frequencia (~4x/semana, pelo menos 3 dessas com personal) + futebol 2x/semana + Cardio (atualmente consigo correr 6km em 40 mins, pouco, mas era inviável 4 meses atras). Venho notando melhora funcional importante e até começando a aparecer algo de estética, já foram 7kg de gordura perdida e +1,2kg de massa magra ganha. Venho performando melhor no futebol (giros mais rápidos, salvando bolas na lateral ou linha de fundo, explosão, ganhando divididas), pensando até em voltar pro competitivo (na época da faculdade jogava pelo time de futsal e fut7)
 

Voltando ao tema central: durantes os treinos com personal no legday, tenho sentido esforço excessivo, já questionei algumas vezes se todo legday precisa ser extenuante desse jeito. Nessas ultimas semanas tem até me atrapalhado no trabalho (24~36h pós treino) e eu não consigo fazer cardio ou futebol no dia do treino de leg e nem no dia posterior, as vezes precisando de até 48h de recuperação para grupamento muscular inferior.
 

Hoje a gota d'agua foi dificuldade para subir escada no trabalho (tive que subir igual um caranguejo de lado), sendo que o legday foi na terça-feira!!
Resumindo pontos principais:

- Há alguma forma de recuperação mais rápida? Banheira de gelo? Alimentação? Sono? Esses 2 últimos já venho tentando fazer
- Todo treino, principalmente de leg, precisa ser até exaustão?

- Não estou questionando os resultados, mas sim os métodos. Os únicos dias que não tenho vontade de ir a academia são os dias de leg, já receoso da fadiga excessiva após. tenho medo que isso me leve novamente a abandonar a musculação

- Não me considero um "chorão" de academia. Não enrolo repetições, peso, descanso ; o próprio personal diz que treino "bem" e os resultados tem sido muito bons

- Há algo a ser feito? ou é apenas a idade + os anos de sedentarismo me cobrando?

 
@boca_do_inferno
em 29/10/2026 11:49
Tem personal que gosta de "pegar pesado" com o aluno para mostrar serviço e por inspiração em treino de fisiculturista hormonizado. Não sou profissional de EDF, mas a recomendação que eu vejo por aí dos bons profissionais, se for treinar a até a falha, é fazer no máximo 10 séries POR SEMANA por grupo muscular, observando que alguns exercícios já treinam mais de um músculo (exemplo: supino já pega peito, ombro e tríceps). Meu treino de pernas semanal, por exemplo, se resume a umas 7 série de de leg press, 4 séries de posterior e 4 de panturrilha (pq o leg press já pega posterior, glúteo e panturrilha). Muito mais que isso nessa intensidade pode te dar overtraining e até lesão. 

Tem também a escolha dos exercícios. Por exemplo, eu tava fazendo agachamento na barra guiada, de 6 a 7 séries até quase a falha (já que não dá pra falhar no agachamento). A dor pós treino durava uns 4 dias. Daí eu parei de fazer pq se eu treino para saúde e longevidade, não faz sentido fazer um exercício que vai me deixar 4 dias sentindo dor nas pernas. 

Outra coisa que você pode fazer é baixar a carga e aumentar as repetições. Mira falhar de 12 a 15 repetições com carga mais baixa. Isso dói/queima mais na hora, mas não gera dor residual nos dias seguintes.
#2 de 13
@jhendrix
em 29/10/2026 12:33
Melhor pessoa para você falar é seu próprio personal ou talvez trocar de profissional. Treinar até a falha é cansativo e o personal tá ali para vc chegar até a falha mesmo (sozinho tem que ter muita concentração, força de vontade e em alguns exercícios até perigoso). Mas pelo seu relato tá parecendo bem exagerado seu treino. Se ele é um bom profissional, vale a pena ter uma conversa com ele sobre.
#4 de 13
@Misere
em 29/10/2026 12:44
"Tem que treinar CONSADO" rsrs entendedores entenderão.
#5 de 13
@Mauro
em 29/10/2026 14:07
#6 de 13
@wdac
em 29/10/2026 15:18
Talvez eu consiga de ajudar, atualmente estou com quase 3 anos de treino 4-5 vezes por semana, 33 anos também. Não sou profissional da área.

Eu sou muito fã do treino até a falha, exatamente nesse estilo de sair mancando da academia e ficar com medo de descer escada.

Especialmente quanto ao treino de perna, te confesso que a ansiedade do treino não vai embora, é disparado meu treino mais pesado e eu já fico no dia pensando que vou ficar acabado, mas pra mim isso é bom, me desafia a ir, e veja que eu tenho 2 dias de perna na semana. Avalie se isso realmente não está prejudicando o seu treino, é melhor aquele treino que você faz do que aquele que te faz matar.

Dito isso, avalie também seus objetivos, se for por questão de saúde unicamente é certo que não é o mais recomendado ficar sempre se exercitando no máximo, mas se você nunca exigir mais do seu corpo/músculo ele não vai desenvolver.

Por fim, e isso na minha experiência pessoal e análise de umbigo, sempre que consigo manter a consistência de treinar pesado toda semana essa incapacitação do treino vai diminuindo progressivamente. Treino novo de perna, fico inválido por uma semana, assim que a consistência entra em campo as dores duram algo entre 24-48h mas nada que me atrapalhe de fazer outras coisas, por exemplo, treinar pernas na sexta e correr no sábado/domingo não é um problema.

Se você deixar para treinar pesado uma vez a cada 10-14 dias, acredito que sempre será incapacitante nos dias seguintes.
#7 de 13
@Mauro
em 29/10/2026 15:40
#8 de 13
@hilkon3
em 29/10/2026 19:53
vc tem q balancear as coisas. para hipertrofia treinar com intensidade alta (e volume baixo, i.e 4-5 séries até a falha pro músculo por semana) é excelente. porem se isso te prejudica em outras coisas, treine com menos intensidade. n singifica q vc n vai ganhar nenhum musculo, significa q vc vai ganhar menos. e pelo seu post, vc indo muito alem do necessario para ganhar musculo, fatiga excessiva eh so sofrimento a toa (so impressao do q vc escreveu)

te dou um exemplo de ciclismo, o treino de perna geralmente é algo ridicudo do ponto de vista de hipertrofia. intensidade baixa e volume baixo. Eu sigo um ciclista (Jack Haig) e ele posta ele na academia. Eu levanto mais peso do q ele por mais repeticões. Obviamente se ele deixar a perna na academia, nao consegue pedalar.

O mesmo pode valer pra vc, se vc deixa tua perna na academia a ponto de nao conseguir fazer outras atividades, diminua a intensidade. Nao entendi se vc ja falou com seu pt a respeito, mas tenha cuidado. ja vi mtos q td q querem eh a foto do antes e depois para ter mais cliente, e n tao nem ai pra tua saude (n to falando do seu caso).
tenha cuidado se n vc termina igual eu em 2023 =)
#9 de 13
@hilkon3
em 29/10/2026 20:00
- Há alguma forma de recuperação mais rápida? Banheira de gelo? Alimentação? Sono? Esses 2 últimos já venho tentando fazer
acho tudo BUCHETTI
- Não estou questionando os resultados, mas sim os métodos. Os únicos dias que não tenho vontade de ir a academia são os dias de leg, já receoso da fadiga excessiva após. tenho medo que isso me leve novamente a abandonar a musculação

sintoma comum de overtrainning é falta de motivacão.

- Não me considero um "chorão" de academia. Não enrolo repetições, peso, descanso ; o próprio personal diz que treino "bem" e os resultados tem sido muito bons
Boa parte das pessoas precisam treinar mais pesado para ter mais ganhos, aparetemente n eh seu caso. vc precisa treinar mais leve

- Há algo a ser feito? ou é apenas a idade + os anos de sedentarismo me cobrando?
Sim, treinar mais leve. A coisa q ta cobrando algo te olha no espelho todo dia de manha. Se liberte.
#10 de 13
@Spolavori
em 29/10/2026 20:12
Querer treinar perna até a falha e jogar futebol na mesma semana é a receita perfeita para uma lesão. 

Como o colega falou, muito personal quer moer o aluno pra mostrar serviço, justificar o treino. 

Se você quer praticar esportes não pode querer fazer treino de fisioculturista.

Treinos mais distantes da falha, mais explosivos vao inclusive melhorar seu rendimento no futebol.

Treinar perna até a falha e jogar é questão de tempo até dar ruim.
#11 de 13
@manguito
em 31/10/2026 08:00
Tem que ver mesmo se esse treino é até a falha.

Não, você não vai até a falha em todos os exercícios de perna, com certeza. O mais provável é que você esteja fadigando antes de atingir a verdadeira falha muscular. Bastante comum.

Certamente o volume, intensidade e recuperação estão desalinhados.

Muito cheiro de profissional "marombeiro" desatualizado.
#12 de 13
@boca_do_inferno
em 31/10/2026 15:34


postado por @Spolavori em 29/10/2026 20:12

Querer treinar perna até a falha e jogar futebol na mesma semana é a receita perfeita para uma lesão. 

Como o colega falou, muito personal quer moer o aluno pra mostrar serviço, justificar o treino. 

Se você quer praticar esportes não pode querer fazer treino de fisioculturista.

Treinos mais distantes da falha, mais explosivos vao inclusive melhorar seu rendimento no futebol.

Treinar perna até a falha e jogar é questão de tempo até dar ruim.

Tem isso também. Eu treino até a falha pq a musculação é o meu principal esporte. Se o seu principal esporte é outro, tem que tomar cuidado pra não se lesionar.
#13 de 13

Escolha um esporte!

Mural geral com todos os esportes.
Todas as postagens que não sigam estas regras serão deletadas.

Criar novo tópico Leia antes de postar!

100 caracteres restantes

É expressamente proibido neste forum qualquer mensagem de cunho político ou colocar links para sites, notícias, artigos, análises ou qualquer coisa que envolva política. Também são proibidas discussões ideológicas. As mensagens serão deletadas e os reincidentes terão seu acesso ao forum bloqueado.

Não é permitido utilizar os murais para reclamações sobre o teor das respostas, voadoras, comportamento dos outros usuários ou qualquer coisa desse tipo. Não iremos permitir que o fórum se transforme em um local de discussão sobre o próprio fórum. Se não deseja respostas que não lhe agrade ou que suas mensagens sejam deletadas, não poste.

NÃO POSTE BULLSHIT AQUI PARA DIZER QUE É BULLSHIT. DEIXE ONDE VOCÊ ACHOU!

Esportes praticados pela comunidade Bastter.com
Evolução da comunidade Bastter.com em quantidade de usuários e média de horas/dia.
Evolução dos pontos e média/semana para estar no do Bastter Race.
Usuários do Bastter Race por Estado.
Estado Usuários
Combine atividades esportivas na sua cidade com outros atletas.

Eventos de todos os esportes.
Publique os eventos da sua cidade e combine com outros atletas.



Sua Posição

Geral Semana Mês Ano

Top 3 do Ranking Anual ver ranking

Mural de discussões sobre .
Não serão permitidos memes, etc.
Todas as postagens que não sigam estas regras serão deletadas.

Criar novo tópico Leia antes de postar!

100 caracteres restantes

É expressamente proibido neste forum qualquer mensagem de cunho político ou colocar links para sites, notícias, artigos, análises ou qualquer coisa que envolva política. Também são proibidas discussões ideológicas. As mensagens serão deletadas e os reincidentes terão seu acesso ao forum bloqueado.

Não é permitido utilizar os murais para reclamações sobre o teor das respostas, voadoras, comportamento dos outros usuários ou qualquer coisa desse tipo. Não iremos permitir que o fórum se transforme em um local de discussão sobre o próprio fórum. Se não deseja respostas que não lhe agrade ou que suas mensagens sejam deletadas, não poste.

NÃO POSTE BULLSHIT AQUI PARA DIZER QUE É BULLSHIT. DEIXE ONDE VOCÊ ACHOU!

Publique os eventos da sua cidade e combine com outros atletas.

Você pode incluir livros relacionados aos esportes pela Livraria.

Compartilhe rotas com os outros atletas.

Compartilhe fotos praticando este esporte.

Compartilhe videos sobre este esporte.


Compartilhe dicas para quem quer iniciar, praticar ou evoluir no esporte.


Combine atividades esportivas na sua cidade com outros atletas.