Título do tópico ficou meio confuso mas ok.
O que você está falando na verdade é sobre divisão de treino.
Pra começo de conversa se a pessoa é iniciante não tem motivo pra fugir de um treino full body, especialmente porque o iniciante não vai se beneficiar com uma frequência de treino maior que 3x por semana.
Iniciante/intermediário/avançado não tem necessariamente relação com tempo de treino. Tem pessoas que treinam ha 10 anos e ainda são iniciantes. Iniciante é aquele que tem ganhos fáceis, geralmente quem treina ha mais de 1 ano já começa a ver os ganhos diminuírem.
Aí que entra aumentar a intensidade e ou volume de treino. Na literatura o consenso é que os ganhos são proporcionais ao volume de treino, porém com retornos decrescentes.
Se o indivíduo quer aumentar os ganhos pode brincar com o volume de treino, geralmente definido em séries por grupo muscular por semana.
Entretanto também é sabido que a partir de um certo volume de treino por sessão quase não se tem mais ganhos (volume lixo). Nesse caso vale mais a pena distribuir esse volume em mais sessões de treino (frequência). Ai que a conversa sobre divisão de treino começa a fazer sentido.
Mas, sendo mais pragmático, para quem quer apenas manter o volume muscular/força o esforço requerido é muito menor: 4 séries próximas a falha por semana são suficientes para manter a musculatura e 1 para manter a força, mesmo em indivíduos treinados. Iniciantes vão ser capazes de ter ganhos mesmo com volumes baixos.
Ou seja, com esse objetivo 1 único treino full body 2,3x por semana é mais do que o suficiente.
#5 de 9