Data: Setembro/2017
Cotação: CAD 1 = R$ 2,50 = USD 0,80
Tópico: alugar moradia.
Algumas cidades do Canadá tiveram os preços de moradia extremamente inflados pelo efeito China.
Comprar um imóvel fora da China é um dos poucos meios pelos quais os novos milionários chineses têm de tirar dinheiro de lá. Toronto e Vancouver são os maiores expoentes disso.
Não é incomum ver um terreno de 400m2 sendo vendido por CAD 1 milhão.
Canadenses só têm casa qdo as herdaram, ou quando usaram esta casa herdada como forma de pagamento de uma casa nova.
Os proprietários precificam os aluguéis baseados na mensalidade do financiamento.
Eu cheguei com esposa, filho e 2 cachorros. Sem histórico de crédito e sem conhecer ninguém que possa ser fiador. Meu desejo era uma casa com quintal para os cachorros, 3 quartos para usar um de escritório, num raio de 20 minutos do trabalho (distrito de North York de Toronto, ou cidades satélites de Markham ou Vaughan) e que não tivesse mofo. Meu orçamento é de CAD 2500/mês.
NINGUÉM aceita alugar casa para mim. Houve uma casa para qual eu ofereci 1 ano de pagamento adiantado e mesmo assim fui desdenhado.
Apesar do Canadá ser um dos países mais receptivos aos imigrantes, existe sim xenofobia. Eu senti isso claramente neste caso. E imagino que isso deva ser muito pior com negros e imigrantes do oriente médio.
Há 3 semanas eu estou em hotel e o banco está dando ultimato: "ou vc arranja endereço definitivo, ou congelamos a sua conta".
Existem prédios imensos (comparáveis ao Copan em SP) de propriedade de administradoras voltados para imigrantes e pessoas de baixa renda. Essa foi a sugestão dada a nós e é o que iremos ver nesta semana.