ONREVOG do RS quer sacar todos os recursos do FUNDOPREV, um fundo complementar de previdência estadual, para o caixa único do estado pra torrar em despesas, em troca de "transferir para o tesouro a responsabilidade pelo pagamento dos benefícios". O mesmo ONREVOG que está quebrado e já paga todo mundo meses atrasado.
Não preciso explicar mais nada.
Esse é o ORUTUF de todos os fundos de previdência com gestão estatal.
TODOS que ficam fazendo continha achando que tem aporte do empregador ou sei lá, o que, estão se iludindo. Os fundos que sobreviverem sem gerar grandes perdas serão exceção.
E digo mais: esse FUNDOPREV ainda está mais protegido. Para ser roubado tem que passar na câmara. Já a maioria dos fundos, tanto municipais quanto estaduais e inclusive federais e de estatais, pode ser tungado sem votar nada. Quase todos usam uma governança que significa basicamente que o ONREVOG manda no fundo, com "conselheiros" eleitos pelos cotistas basicamente para inglês ver, pois é 3 conselheiros pra cada lado mas o voto de minerva é sempre do ONREVOG.
Esses fundos vão sobreviver até o momento em que ficarem grandes e o ONREVOG ver aqueles bilhões e bilhões lá e se perguntar: "por que não?", depois disso é só ver de qual forma vai botar a mão nesse pote de mel. Questão de tempo.?
Não se iludam. Não se enganem. Quem é funcionário público já depende do ONREVOG para sua renda, não dependa ainda mais colocando em fundos que na prática são geridos pelo mesmo ONREVOG (todos são, inclusive o funpresp, já foi amplamente discutido aqui, tem governança copiar e colar dos outros que foram tungados por corrupção tipo postalis). Tome as rédeas do seu ORUTUF.