Faz 3 meses que estou estudando matemática de maneira consistente, quando comecei, percebi que não lembrava de quase nenhum conceito que aprendi na época de escola, e cito que não aprendi por que, na época, eu odiava estudar e nunca me esforcei para aprender, eu não culpo os professores que tive. Então diante dos fatos, assumi que deveria partir do ensino fundamental. E realmente era um fato, comecei a estudar a partir do livro Manual Compacto de Matemática - Ensino Fundamental e não lembrava de muitas coisas, por exemplo divisões longas de números decimais (igualar as casas e dividir).
Três meses é muito pouco tempo e o ensino fundamental é só o início, eu sei.
Mas esse fim de semana fui questionado, por que estudar matemática sendo programador?
Boa pergunta!
Aparentemente na minha cabeça seria uma coisa óbvia, a base da computação é a matemática, isso é pergunta que se faça? rs
Minha resposta de imediado, gaguejando um pouco e com pouquissima confiança foi: para me ajudar na lógica, entender e resolver problemas.
Mas fiquei me perguntando se poderia ter respondido melhor a pergunta. E de fato, eu sei que essa resposta poderia ser mais bem elaborada. Talvez até no sentido contrário: Como estudar computação sem saber matemática?
Eu acho que com a popularização da informática e da internet, alias, tenho certeza, as pessoas se preocupam mais com framework e com a linguagem do que com o conceito em si. Eu digo as pessoas, mas eu me incluo nisso, na puro suco da minha ansiedade aprendi Laravel antes de entender com clareza PHP, estudei React antes de dominar o Javascript e, por fim, estudei PHP e JavaScript sem ter a base da matemática, estrutura de dados e algoritmos.
Entendi que fazia sentido incluir matemática no meu plano de estudos para ser um programador melhor observando a grade curricular do curso de ciência da computação da USP. No primeiro semestre a galera estuda Geometria e Cálculo I e no segundo semestre tem até Fisica.
Não estudei na USP, longe disso, nem acho que seria capaz disso, mas o fato é: na USP entram os melhores e saem o melhores entre os melhores e se é isso que eles estudam deve ser isso que eu devo buscar. Obviamente tenho mais tempo, então posso ir no meu ritmo, sem a pressão de ser um estudante com prazo para terminar a faculdade.
Daqui alguns meses, ou anos, acho que vou poder responder a pergunta com mais clareza e de bate-pronto. Por enquanto, o objetivo é manter a consistência de estudos, sempre com a meta de m
tornar um programador melhor.