Bastter.com -

Gerenciamento de Capital e Risco: Trend Following

Para alguns investidores, só o fato de pensar que sua análise (técnica, fundamental, astrológica, bola de cristal, timming ou o que seja) possa realmente não prever o futuro na prática, seria desesperador.

Muitos se confortam com as "poucas vezes" em que, coincidentemente, a análise do grafista (ou do economista, do guru ou astrólogo), bate com a realidade para continarem acreditando em alguma estratégia falida.

Muitos preferem se enganarem acreditando piamente nessas "ciências" enquanto perdem dinheiro ao se conformarem com a realidade.

No pior caso, muitos preferem que alguem lhes diga o que fazer no mercado: comprar ou vender, e por quanto fazer. Ou então, tentam procurar alguma fonte milagrosa que "acerte em 100% do tempo", seja essa fonte uma "analise técnica" de terceiros, uma dica de algum guru ou etc.

Isso não é uma crítica direta a qualquer outro tipo de estratégia para se bater o mercado no longo prazo. Eu sou adepto do princípio de que não existem regras pré-definidas para se ganhar consistentemente no mercado.

Se você me disser que usa Astrologia ou Intuição, ou análise macroeconômica e política, e ganha consistentemente, tudo bem, eu acredito. Porém eu, particularmente, não conseguiria ganhar utilizando essa sua mesma estratégia na prática.

Talvez o Trend Following seja uma mistura de filosofia e conceitos dos mais simples de serem compreendidos por qualquer participante do mercado, e que podem produzir resultados consistentes no longo prazo, porém para serem postas em prática, exigem bastante dedição e algumas outras qualidades.

Meu artigo abaixo apenas trata de um novo ponto de vista sobre estratégias viáveis para o mercado. Ele não desmerece e muito menos tenta se comparar com outro tipo de estratégia, seja ela qual for, que consiga ganhar no mercado.

A estratégia de Trend Following é apenas "mais uma" dentre as milhões de formas de se ganhar do mercado consistentemente a longo prazo, se for bem planejada e executada.

Trend Following

O Trend Following é reativo e sistemático por natureza, ele nao tenta prever mercados e preços. Para a filosofia de Trend Following, previsão é algo impossivel.

Trend following não analisa fundamentos da economia, e também nao vê a sasonalidade e muito menos utiliza ou acredita em análise técnica tradicional, suportes e resistências, gaps, Fibonacci, Gann, Elliot, candles ou qualquer outra metodologia exata ou sobrenatural de previsões de preços futuros.

Trend Following apenas exige que você tenha forte auto-disciplina para seguir regras precisas.

Essas regras são definidas também pelos preços, quantidade de dinheiro na conta, e volatilidade do mercado. Trend followers utilizam um risco inicial que determina o tamanho de sua posição e a hora de entrar e sair do mercado: significa que, você saberá exatamente "quanto comprar ou vender" baseado em quanto você tem em sua conta naquele momento, e de acordo com sua performance mais recente.

Portanto, o Money Management, ou Gestão de Capital e Risco (em português) é a parte mais importante de um sistema de Trend Following.

Tenho plena consciência de que não posso prever nada no mercado, e esse é o motivo pelo qual decidi seguir tendências.

Não importa o quão ridículas essas tendências parecem ser no inicio, ou quão irracionais ou extensas elas possam se provar no final. Não me importo com que o mercado ou os outros vão fazer. Apenas me importo com o que farei de acordo com os movimentos do mercado.

Mas os mercados não mudam? Sim e não. Eles mudam mas continuam se comportando como há 300 anos atrás.

Pra quem acredita que o computador mudou a forma como mercado se comporta, eu posso afirmar que, pra cada trader em frente a um computador recebendo um sinal de "compre" podem existir mais 9 outros traders recebendo um sinal de "venda a descoberto".

Não importa o que você faça; o mercado sempre seguirá alguns desses passos: acumulação, alta, distribuição e baixa, por mais diferente do passado que ele possa parecer no presente.

O que realmente importa para o Trend Follower?

Uma das principais condiderações do trend following, é que "o preço é uma percepção coletiva da realidade". Quando a percepção muda, os preços mudam:

Se o mercado sobe, você fica comprado. Se ele cai, você fica vendido.

Se você puder reagir adequadamente as mudancas de preços com uma estratégia bem formulada, poderá lucrar consistentemente.

Quando aplica uma estratégia de trend following e abre uma posição, seu objetivo inicial é "estar nessa posição eternamente". Pensar em fechar sua posição não seria algo que te agradaria.

É claro que você deve ter um plano para sair de uma compra muito antes de comprar, mas a idéia é seguir essa tendência até que ela não prossiga mais.

Podemos comparar o Trend Following à filosofia de "comprar e segurar", porém, com uma monumental diferença: "Trend Following possui uma estratégia de saída".

Indicadores Técnicos e Trend Following

Indicadores técnicos são apenas a "menor parte" de toda estratégia de um sistema de trend following. Significa que, na pratica, indicadores podem representar apenas 10% do sucesso no trading.

Dizer algo como "eu testei o indicador Y e achei péssimo" ou "eu tentei o indicador X e achei muito bom", nao faz sentido algum. Dizer isso implica em achar que o indicador em si seria toda sua estratégia completa, ou então a "solução definitiva" para os seus problemas no mercado, o que é uma grande inocência.

Indicadores "antecessores" NÃO fazem parte dos indicadores utilizados em estratégias de trend following como por exemplo: RSI, OBV, ROC, W%R, Estocástico, P/E ratios, Linhas de Avanco/Declínio, Momento, e até mesmo o MACD (apesar de ser construido com médias móveis, o indicador as utiliza de forma a "prever" o mercado e não como forma a "reagir" aos movimentos) dentre outros.

Como foi dito, esses indicadores foram construídos para "prever os movimentos do mercado". Indicadores técnicos só são úteis como parte de uma estratégia reativa.

Não se prenda apenas aos indicadores pois eles são apenas ferramentas, e não o kit completo da sua estratégia.

Se os preços estão em 100, e vão pra 97, 94, 92, 88, 85; o mercado ESTÁ numa tendencia de baixa. Ignore tudo o que qualquer indicador técnico está prevendo.

Ignore o economista de plantão e todo e qualquer fundamento. Ignore o suporte e a análise do grafista que avisava "suporte aos 100".

Desconsidere os seus próprios "achismos".

Indicadores que mostram "o que o mercado fará no próximo momento" ou então "o que o mercado deveria estar fazendo" também são completamente inúteis.

Trend following responde as seguintes perguntas em ordem de importância:

Quantos contratos ou unidades negociar, e quando os negociar?

Quanto em dinheiro arriscar em cada trade?

Como sair de um trade se ele se tornar perdedor?

Como sair de um trade se ele se tornar vencedor?

Como e quando abrir uma posição?

Alguns requisitos psicologicos e "princípios filosóficos" do Trend Following:

Disciplina pessoal adequada. Quanto mais alguem é criativo, maior a chance desse alguém auto sabotar sua performance usando uma estratégia de trend following.

"tentando mudar de estratégia assim que vier a primeira perda, ou tentando comprar em fundos ou vender em topos"

Trading é quase que 100% números, porém, uma vez que esses números "estejam em baixa", ele se transforma em 100% psicologia.

É impossível captar um movimento perfeito partindo exatamente de 10.25 a 23.45, por exemplo. É impossivel ser lucrativo em 100% do tempo (por isso Money Management é fundamental), você nao deve tentar ser "esperto o bastante" pra isso.

Não se pergunte por que o dólar esta aumentando, ou por que as bolsas estrangeiras estão em alta.

A única coisa que deve querer pensar é:

"Se alguma coisa está em baixa, vou querer estar vendido nessa coisa."

Trading é um jogo de soma zero. Isso significa que, para cada vencedor tem um perdedor. Qual a diferenca entre eles? Estratégia, disciplina e esperteza.

Eu defino a filosofia de trend following como "dançar conforme a música, ao invés de tentar prever qual será a proxima música que será tocada, ao mesmo tempo que se sabe dançar qualquer música que vier".

Como Identificar uma Tendência?

De uma forma bem simples, no mercado sempre existe tendências tanto na frequencia de 1 minuto, de 2 minutos, 5 horas quanto na frequencia anual ou etc. A tendencia no período de 5 minutos pode não ser a mesma que vem acontecendo simultâneamente na frequência de 30 minutos, ou então na semanal.

Uma simples "média movel simples (sma)", por exemplo, pode ser utilizada como um identificador de tendências. Toda uma estratégia de trading (aliada a Money Management e saídas das posições - lucrativas ou não) pode ser empregada utilizando esse simples indicador de forma eficiente.

Como eu disse, nenhum indicador é a chave para os problemas.

São simples ferramentasque podem ser utilizadas como parte da sua estratégia. Indentificar tendências é um processo razoavelmente simples. A parte mais complexa é formular uma estratégia e ter controle psicológico para seguí-la.

Exemplo:

Preço era 5, e agora é 6.20 em 2 dias. 3 meses depois esse ativo é cotado a 3.40.

Caso A

Um trend follower de curtissimo prazo pode ter realizado uma compra a 5.15 assim que percebeu a pequena mudança nos precos e ficou na tendencia até ela alcançar 7.00 e recuar para 6.20 onde ele vendeu com lucro. Assim que ele vende, fica vendido.

Bastidores do trade: durante a alta, onde esse trader pagou 5.15, o mercado chegou recuar de volta para 5.05 porém nao atingou o stop de risco máximo dessa posição que estava posicionado a 4.90, e subiu para 5.50, voltou para 5.10 foi direto pra 6.00, retornou pra 5.50 e saltou para 7.00 recuando para 6.20 onde, segundo a sua estrategia , configuraria uma inversão.

Ele teve auto controle suficiente para seguir sua estratégia e manteve a posição mesmo enquanto esteve perdendo. Também conseguiu manter a posição quanto parte dos lucros aparentemente estavam sendo devolvidos pro mercado e só zerou sua posição quando, de acordo com sua estratégia, a tendencia se provou terminada.

O psicológico favoravel nesse trade só foi possivel por que o trader estava com uma posição dimensionada para aceitar riscos pequenos e deixar os lucros correrem. (Money Management).

Imagine como teria sido o psicológico desse trader, se ele tivesse entrado com 100% de sua conta de investimentos nesse trade?

Mesmo estando certo (ter comprado na baixa), você acha que ele conseguiria seguir a sua própria estratégia?

Não teria ele vendido antes, perdendo, ou não teria ele vendido com lucro bem menor e posteriormente assistido toda a alta em prantos?

Caso B

Outro trend follower de médio/longo prazo estava vendido nesse mesmo ativo a 9.50 a 4 meses e manteve sua venda durante todo esse pequeno período, pois, de acordo com a sua frequência operacional e estratégia, a tendencia ainda era favorável e não considerou esse pequeno movimento uma reversão para que pudesse mudar de posicão.

Depois de 3 meses ele zera suas posições a 3.40 e passa operar na ponta de compra. Não importa aqui se no momento do trade o preço era 10.00 e ele só conseguiu vender a 9.50. No final, ele foi ganhador seguindo a sua própria estratégia.

Considerações

O mais importante na deteção de tendências é seu sistema de Money Management. Depois disso, primeiro é o preço quem deve ser assistido de perto, e é quem vai gerar as decisões, e não necessariamente os indicadores técnicos.

Se algo custa 10.00 e vai pra 11.00 e, se as únicas opções são:

1 - Comprar "na baixa" a 10.80

2 - Comprar a 11.00

Eu certamente preferiria comprar a 11.00 (opção 2) ao esperar uma "baixa" para que se possa comprar a 10.80.

Os preços poderão nunca retroceder novamente a 10.80. Se o preço retorcedesse pra 10.80, ao invés de comprar talvez eu queria entrar vendendo esse ativo.

O certo seria comprar na alta e vender na baixa...a maioria tenta encontrar fundos e topos e estatisticamente perdem muito mais dinheiro tentando vender em picos e comprar em fundos.

Uma mudança de 3 centavos num ativo que custe 1.00 pode até configurar uma tendencia de alta no curtíssmo prazo, de acordo com alguma estratégia.

O mais importante então, é possuir o risco sob controle.

O segundo passo seria ter uma estratégia muito bem definida de saida: saber como e quando realizar lucros ou quando sair com prejuizos aceitáveis (antes que se tornem grandes prejuízos) se a tendência terminar muito cedo ou antes do seu ponto de saida, ou de forma inesperada. Isso implica na utilizaçao de algumas regras e filtros.

O aspecto psicológico também fala alto: deve-se seguir suas próprias regras a todo custo. Desviar de sua própria estratégia é o que nunca vamos querer fazer.

Outro fato que devemos considerar é que: "nada nunca está barato ou caro demais" para que seja aberta uma posição caso se identifique uma nova tendência ou caso se queira entrar no mercado no meio de uma tendencia já iniciada, por mais louca ou irracional que ela possa parecer.

Outro ponto também seria nunca sair de uma posição vitoriosa cedo demais, simplesmente por que ela tanto poderá continuar dando lucro eternamente, se for uma compra, ou entao, produzir 100% de lucro se for uma venda a descoberto. Nunca sabemos quando uma tendência terminará ou iniciará e tudo que devemos fazer é seguí-la enquanto ela durar.

Um operador de tendências nunca pode ter "objetivos ou metas" de lucro:

"Ele apenas pega o que o mercado oferecer. Quanto mais volatil for o mercado, mais tendências maiores ocorrerão, e mais lucros o trend follower vai auferir."

Se não houverem muitas mudanças nos preços, isso mostrará que praticamente ninguém está fazendo um bom lucro no mercado.

Artigo escrito pelo forense Master-Chief e cedido exclusiva e gentilmente ao site Bastter.com, ao qual agradecemos muito.

Voltar

Ainda em gerenciamento de capital e risco



Novidades para Hoje!

     

    Cotação

    Código:  

    O que você procura ?

    Últimos acessos

    Últimos Balanços

    Próximos Balanços

    Top 10 Bastter Rating

    Rating elaborado com base nos votos dos usuários.

    Últimas dos Grupos

    Grupos em Destaque

    Ver todos  

    Últimas das Ações

    Ver todas

    Monitor de Mercado

    Siga o Bastter

    Siga o Bastter no Twitter Siga o Bastter no Facebook Siga o Bastter no Youtube

    Patrocinadores

    Clear

    Bastter Blue Grátis!

    Livros grátis para quem assina







    Poker

    Quer aprender mais ?

    Anterior
    Proximo
    Mauricio Coutinho Hissa
    Certificado Nacional do Profissional de Investimentos (CNPI)
    Analista Fundamentalista - Certificado n 1716

    Bastter.com 2001 ©Todos os Direitos Reservados
    Todo o conteúdo deste site é propriedade da Bastter.com, sendo expressamente proibido o seu uso em sites, videos, cursos ou qualquer outro meio de comunicação meio sem autorização expressa do proprietário.