A ideia por trás das Carteiras de Dividendos nos EUA seria ter um fluxo de caixa constante de empresas com lucros constante. Alguns estudos apresentam resultados melhores destas carteiras mas nunca se decidiu se era causa ou efeito (do fato das empresas terem lucros consistentes).
Problemas deste conceito no Brasil:
1 - Legislação totalmente diferente do que concerne a obrigatoriedade de pagar dividendos e a questão fiscal sobre os mesmos.
2 - Praticamente todas as empresas com lucros consistentes no Brasil pagam dividendos de uma forma ou de outra.
3 - Volatilidade econômica e política que afeta constantemente as empresas que mudam de características muitas vezes pagando menos dividendos nos frequentes períodos de crise.
4 - Pouca história das empresas na Bolsa e até pouca história de vida.
5 - Poucas empresas boas na Bolsa não permitindo muitas escolhas de tipos de empresas, tendo de se manter o foco em boas empresas apenas.
Dito isso, é importante lembrar mais uma vez que dividendos não são brindes e ninguém vai viver de dividendos. Você pode viver de renda quando tiver patrimônio suficiente para isso e dividendos pode ser parte desta renda. Se você usar os dividendos na fase de formação da carteira seu patrimônio não vai crescer, eles devem ser sempre reaplicados. Eles saem do caixa da empresa (do patrimônio) e são descontados do preço da ação, logo no curto prazo não há vantagem alguma, não se cria nada. Se você tem 10 numa empresa e ela distribui 1 de dividendo, você passa a ter 9 + 1, ou seja, exatamente a mesma coisa. Dividendos trazem vantagem no longo prazo pela reaplicação e como instrumento de renda quando você tiver patrimônio suficiente para isso. No curto prazo podem e devem ser ignorados. Uma vez por mês junte todo dinheiro que tiver na conta da corretora, junte com os outros para aporte e compre o que o planejamento mandar (Bastter System em Bastter.com pode ser usado).
O que importa é que sua carteira só tenha ações de empresas boas. Dividendos NUNCA devem ser critério de escolha. Você pode até tentar ter uma carteira mais conservadora (empresas que teoricamente distribuem mais dividendos) mas isso não quer dizer nem que você vai receber mais dividendos. As empresas de crescimento (mais agressivas) por crescerem mais e por também distribuírem dividendos no Brasil podem terminar pagando mais dividendos em R$ que é o que importa pois você não usa % para sua família comer, usa R$. Além disso, pelas características do Brasil colocadas acima as empresas circulam entre mais agressivas e menos agressivas, mais dividendos e menos dividendos constantemente por aqui. Mesmo que você tente montar uma carteira de dividendos, ela provavelmente vai ficar mudando e você vai ter de GIRAR - palavra mágica. Entenderam agora porque analista e mídia adora Carteira de Dividendos - para manter sua suposta carteira de dividendos, toda hora vendendo empresas que não são mais de dividendos e comprando outras que agora passaram a ser de dividendos.
Portanto foque só em ter empresas boas, com lucros consistentes. Se a empresa for boa e bem gerida, os lucros vão te beneficiar de alguma forma e/ou serão distribuídos a você. Esquece este bullshit de Carteira de Dividendos e tenha Carteira de Lucros Consistentes, esta que realmente vai te trazer bons resultados sem necessidade de Girar.
Quem já evoluiu e parou de olhar cotação, o próximo passo é parar de olhar dividendos. Esquece, para de acompanhar, saber quando vai sair, tudo inútil. Uma vez por mês pega o que tá na conta da corretora e reaplica, pronto.
Os dois gráficos abaixo demonstram a diferença de acumulo de patrimônio reaplicando e não reaplicando os dividendos, portanto se você cair nestes bullshits modinha como o recente de Eletropaulo de que vai viver de dividendos, a única coisa que vai acontecer é que você não vai acumular nada e não vai ter nada.
Material de Estudo
Vídeo Carteira de Dividendos
O do Youtube está com volume muito baixo, então coloquei aqui
Bastter.com - Videos - AçõesEstudos de Dividendos e Proventos na Bastter.com
Bastter.com - Seções da Bastter.com - ProventosGrupo de Dividendos na Bastter.com
Bastter.com - Grupos - DividendosGrupo Acumular Patrimônio em Valor na Bastter.com
Bastter.com - Grupos - Acumular Patrimônio em Valor