Ola gente, boa tarde.
Vendi 3 imóveis para familiar e esse ano terminou de ser quitado. Aí, as escrituras e o processo burocratico foi encerrado mes passado.
Gerou 3 darfs para eu pagar de ganho de capital. Paguei as 3. O contador da minha mãe que calculou para mim. Porém, ele falou que eu tinha que entregar a DME. Declaração de moeda em espécie.
Estava assim no e-mail depois do assunto das darfs:
Informo que você deve procurar o profissional que faz a sua declaração do Imposto de Renda, para verificar se há Ganho de Capital, bem como se você se enquadrou na IN-RFB nº 1761 de 20/11/2017, que criou a DME- Declaração de Operações Líquidas com Moeda em Espécie, informo que havendo qualquer dos dois casos, o prazo de cumprimento é até o último dia útil do mês seguinte. O não cumprimento de eventuais pagamento e ou entrega de informações, acarretará multas ( só no caso da DME, haveria uma multa inicial de R$ xxxx ou seja 1,5% de xxxxx
Porém, todo dinheiro que recebi foi através do Banco do Brasil, ou seja, feita tranferência bancária. Fui á um contador aqui em minha cidade e ele falou que não precisa de fazer essa DME(que eu teria que tirar certificado digital), pois não recebi dinheiro algum em espécie.
Penso que o contador de minha mãe não sabia que os pagamentos foram feitos pelo banco. Então, queria saber se eu preciso entregar essa tal DME ou se realmente não é preciso pois não envolveu moeda em espécie(dinheiro vivo).
Mandei esse e-mail para ele e ainda não respondeu. Como o tempo é curto, estou perguntando aqui:
Paguei os darfs que o senhor calculou para mim pelo site do banco do Brasil. Até aí ok.
Hoje, fui á um escritório de contabilidade aqui perto de casa e falei com o contador sobre essa DME que o senhor falou. Porém, todo dinheiro que recebi para o pagamento dos imóveis foi através de banco. Ela fazia transferência bancária para mim. Então, o contador falou que não preciso fazer a DME não, pois não foi transferido nada com dinheiro em espécie. Ele pediu para confirmar isso com o senhor.
É assim mesmo?? Por não ter envolvido dinheiro em espécie não precisa fazer a DME. Então, como já paguei as darfs, está encerrado, certo??
Obrigado e boa tarde