Olá colegas, gostaria muito da ajuda de vocês, médicos ou não, em relação ao meu caso concreto.
Acabei de retornar com a minha mãe (69 anos) da consulta com seu ginecologista.
Ela tem um cisto com porção sólida em seu ovário e o médico suspeita de um possível tumor.
Hoje foi o retorno e levamos o laudo da ressonância magnética e o médico disse que pelo laudo da ressonância foi inconclusivo e ele teria que "abrir" e não fazer por videolaparoscopia a cirurgia.
Pediu mais alguns exames específicos, para, aí sim, agendar a cirurgia.
Minha dúvida é qual melhor decisão tomar.
O plano da minha mãe é enfermaria e só cobre hospitais regionais (no caso, baixada santista), porém temos reserva de emergência para uma consulta com algum médico "TOP" de SP nessa área de ginecologia oncológica + alguns exames que sejam necessários em bons laboratórios em SP, caso necessite.
Dado esse breve resumo exposto para vocês, o que seria melhor?
1- Pegar uma segunda opinião ANTES da cirurgia (mesmo não tendo condições de bancar uma cirurgia particular)?
2- Pegar uma segunda opinião APÓS a cirurgia e somente se o tumor for maligno?
Aproveitando: Uma de nossas preocupações era de CASO for maligno, quais seriam as chances de metástases.
Ele nos respondeu que ACHAVA que era pouco improvável pelo tamanho, etc...mas não teria como ter certeza.
Aí pergunto...nesse caso o profissional pode ter dito isso apenas pra tranquilizá-la?
Tem como realmente ele ACHAR que não há metástase apenas pela experiência e vivência profissional?
Antecipo meus agradecimentos em quem puder ajudar.
Abraços do Federer