Pessoal, boa tarde!
Aqui no fórum muito tem se falado sobre linguagens de programação, qual delas aprender, estudar, e etc (vi no fóruns já existentes). Vejo que tem bastante gente entusiasta na área e outras pessoas que já trabalham tb. Vejam se podem me ajudar com opiniões?
Não diferente de alguns eu também sei programar, embora seja engenheiro por formação, no penúltimo ano de faculdade enquanto estudava a disciplina C++ me identifiquei bastante com o negócio. Fiz diversos cursos de extensão (Lógica de Programação, POO, C, C#, SQL e um último de Web - HTML, CSS e JS).
No último ano do meu curso de Eng. Civil desenvolvi uma ferramenta para cálculo, dimensionamento e armação de lajes lisas de concreto armado. Foi escrito em C# com BD em SQL. O projeto foi bem sucedido. A faculdade sugeriu publicá-lo como artigo científico e consegui menção honrosa em alguns seminários com o mesmo.
Faz 3 anos que me formei, atuo como Engenheiro na área de construção e não pretendo continuar nisso. Muita gente faz engenharia porque gosta de cálculo e matemática mas acaba descobrindo que fazer obra é um porre! É um estresse que vocês não podem mensurar, fora o quesito desonestidade que é de tirar tua paz (acredito que há outros Eng. Civil na Bastter que podem confirmar). A última parte, a desonestidade com o cliente praticada na área, é a que mais me desmotiva.
Para 2019 estou com o plano de mudar de área paulatinamente, e estou traçando me desenvolver em programação ao longo dos próximos 12 meses, mas é aí onde tenho algumas dúvidas que só o pessoal que conhece da área pode ajudar.
Vejo que a maioria das vagas são focadas em desenvolvedores para WEB, mas de todos os cursos que fiz (citados acima) e dos livros que já estudei, a prática que eu menos me identifiquei foi com a FRONT-END (HTML, CSS e JS). Minha dúvida é: essas linguagens são essenciais para estar no mercado de desenvolvimento?
Tenho um primo que é DEV em C++, trabalha no mercado financeiro e em algumas conversas que tivemos ele me sinalizou que não seria necessário focar em FRONT-END (HTML, CSS e JS), que focar em uma linguagem BACK-END é o suficiente para entrar em certos nichos do mercado. O caso dele por exemplo que trabalha basicamente só com C++ (disse basicamente, não exclusivamente).
Desenvolvendo skills em C++, P.O.O, SQL e alguma IDE (QT, por exemplo) seria satisfatório para atuar na área? Não necessariamente precisa ser C++, pode ser alguma outra linguagem focada em BACK-END (Java, Python, C# - Whatever). Existe espaço no mercado para perfis semelhantes a esse? Ou o mercado exige que o programador seja o "FULL STACK" que trabalhe em tudo, do início ao fim?
Conseguem me ajudar?
Obrigado!