Boa tarde, pessoal. Gostaria de ouvir de diferentes pessoas o que se pode fazer em relação ao assunto abaixo, porque muitas vezes me pego pensando nisso e não sei como lidar.
Minha mãe é obesa, nem sempre foi, mas depois do nascimento do segundo filho o negócio desandou. Ela tem sérios problemas com triglicerídeos.
Eu sempre falei com ela pra que ela fizesse exercício, parasse de comer tanta besteira, mas nada adianta. E o pior, ela tem séria dificuldade em aceitar que está obesa e que isso é péssimo pra saúde dela. Ela fica se apegando a momentos do passado, que ela magra, etc. e é como uma negação muito forte. Sempre que ela tentou começar algo se queixou que doía alguma coisa e parava alguns dias depois. Ela por si só é uma pessoa muito reativa e emocional, já teve problemas com depressão/síndrome do Pânico e não sei se esse histórico dela contribua para a situação dos últimos anos.
Não é falta de exemplo, eu e meu pai somos ambos saudáveis. Nós exercitamos e etc.
O que me complica é que eu sei que se continuar nesse ritmo, pode não demorar muito para um infarto, avc, etc. E isso me deixa triste.
Eu sempre penso aquilo que o Bastter fala: "a porta só abre por dentro" e até parei de implicar com ela por essas coisas e só aceitei, afinal não conheço os dramas internos que ela enfrenta. Mas confesso que é difícil pra mim.
Não sei se é possível uma pessoa nos seus 50s mudar assim, ainda mais uma pessoa cheia de traumas e que veio de uma família muito desestruturada.
Qualquer conselho que me ajude a refletir é válido, obrigado.