63 Poupar e não vender ganha até se você faz sardinhagem... comentada em 16/12/2024 11:04 Assuntos Gerais Peter_Rich em 09/09/25 9:35 comentada em 16/12/2024 11:04 Data original: 23/08/2020Tenho um amigo de mais de 15 anos que sempre teve uma vida boa. Mora em condomínio de alto padrão, sempre teve carro bom e viaja muito pelo mundo, 2 filhos, casamento estável. Eu achava que era por conta do alto salário que ganhava até receber uma informação que a empresa dele estava mal e ele precisou socorrer a empresa de consultoria com poupança da família. Então em pensei: deve ter família bem de vida e ter uma herança boa. Mas era só achismo meu até ele me ligar dizendo que queria me visitar. Eu falei que tudo bem e estaria no final de semana esperando. Ele veio, viajou 300km e veio passar o final de semana comigo. Resolveu abrir o coração apesar de não saber nada de mim, dos investimentos, de nada. Contou sobre a empresa, sobre o momento difícil e do que estava fazendo da vida. E como se segurou na crise. Ele disse que sempre poupou e que investia em fundos e comprava algumas ações. Eu perguntei quais que queria aprender. Ele me contou. Me deu a relação das empresas que tinha. Nenhuma delas, simplesmente nenhuma delas passaria nos critérios desta comunidade. Não tinha nenhuma no exterior e tinha alguns fundos, CDB além de fazer trade e long shot. Eu perguntei: mas você ganha com essas operações? Ele disse: "na verdade, se for colocar na ponta do lápis, não. É mais um passatempo. O que me fez me segurar nessa crise e o que me faz viver bem são as empresas que comprei lá no passado e quase nunca vendi: Petrobrás, Vale, Gerdau, Cemig, CSN, Usiminas etc. Fui comprando e quando vi estava bem. Comecei a comprar em 96. Comprava todo mês e fui acumulando." Então eu pensei: a bastter.com tem razão. Poupar e aportar ganha até se você não escolher boas empresas e fizer sardinhagem como fundos e empresas médias e pouca diversificação. Ele tem uma vida que seria considerado removido fácil por nós. Investe há quase 25 anos em empresas mais ou menos (cachorro vermelho e amarelo). O que eu aprendo com isso. Até se fizermos sardinhagens (é melhor não fazermos) e mesmo que a gente não escolha bem, SE POUPARMOS E APORTARMOS vamos terminar com um patrimônio bom depois de um tempo, se não vendermos. Aviso aos burronildos: não é indicação de compra nem apologia a fundos etc. Este tópico está nas listas: Ações Anti-Sardinhagem Ver outros ressucitados