Pessoal, estou vendo demais aqui na Área de Saúde um certo "extremismo".
Em algumas discussões, vejo que a polarização é maior do que a busca por conhecimento e a conversa saudável.
Estas palavras - "Sempre, Nunca, Óbvio, Impossível" - muito raramente estão corretas em seu uso.
Abaixo darei exemplos reais que presenciei durante meus 40 anos trabalhando com Saúde para ficar mais fácil explicar.
1- Trabalhei com uma Equipe de Fisioterapia por vários anos.
Muitos dos pacientes com dores na coluna (diferentes áreas afetadas, diferentes intensidades) faziam sessões de Alongamento comigo.
a) Alguns nunca mais tiveram dores na coluna até ao menos quando eu deixei este trabalho.
b) Alguns tiveram alguma melhora, seja pequena ou grande.
c) Alguns não sentiram nenhuma melhora.
INDEPENDENTE do número de pacientes nos grupos a, b, c, eu não devo dizer que Alongamento cura ou não cura dores na coluna, pois para cada um funciona de uma forma diferente (inclusive como Placebo).
Para quem se sente bem Alongando, é uma ótima opçäo.
Para quem não tem melhora Alongando, é melhor deixar de lado.
2- "Se eu tomo leite antes do Exercício, me sinto mal"
Isso não quer dizer que leite faz mal ou não faz mal.
Simplesmente para mim não funciona muito bem.
Mas pode ser que um dia passe a funcionar.
3- "Um Exercício "X" não tem eficácia para o músculo "Y", não serve de NADA..."
Para quem?
Para o Rambo ou para um senhor de 95 anos com Síndrome Metabólica e dificuldade de deslocamento?
Pro Rambo, treinar com elástico (por exemplo) é brincadeira, mas para um senhor de 95 anos, às vezes é a melhor forma dele treinar naquele momento, em vista daquela situação em que ele se encontra e do local onde treina.
Além do que, o exercício "X" pode ser muito bom para um Atleta que precisa para ter consciência daquele movimento que ele executa no Esporte que ele pratica, mesmo não sendo muito eficiente em termos de desenvolvimento muscular.
4- "Desenvolvimento (para ombros com barra) deve ser feito Sentado"
Seria Óbvio, já que sentado vc está mais estabilizado, vai balançar menos o corpo e roubar menos.
"Desenvolvimento (para ombros com barra) deve ser feito em Pé"
Seria Óbvio, já que em pé vc pode manter a curvatura da coluna mais facilmente.
DEPENDE do que vc precisa fazer, se vc tem dores na lombar quando faz o exercício, se seus ombros doem em certa angulação, da carga que vc coloca, do tempo que vc já faz este exercício, do numero de repeticoes, do objetivo, da sua condição física etc....
>>> Enfim... posso ir por 40 anos de histórias assim.
mas acho que já consegui explicar.
Para MIM, o melhor da Área de Saúde é que podemos discutir pacificamente e todos aprendermos alguma coisa.
Aliás, sou eu o que aprendo mais, pois todos os dias leio tudo que vcs postam, respondem, argumentam.
Sempre sai algo de bom de uma discussão onde há respeito e "mente abertas" para o aprendizado.
Obrigado por todos os posts e respostas que vcs colocam aqui todos os dias.