Todas as aulas:
Listas > Curso Quebra-cabeça da Blockchain - Estou aqui pela tecnologiaOlá Avatar,
Na aula passada aprendemos que, se houver uma bifurcação, o maior ramo da blockchain vai triunfar e o menor ramo será descartado. Nessa aula vamos ver como uma maioria de mineradores mal intencionados pode escolher o caminho da blockchain.
Considere uma rede com 10 mineradores, sendo 9 deles bem intencionados 1 minerador afetado com a intenção de adicionar frases sardinhescas em nossa blockchain, o que aconteceria?
Para simplificar vamos considerar que cada minerador tenha o mesmo poder computacional. Qual é a chance do minerador sardinha conseguir minerar 1 bloco? ele vai minerar 1 bloco a cada 10. Como exemplo, vemos o bloco 2001 minerado por um sardinha,
Ver maise agora o que devem fazer os 9 mineradores bem intencionados? Continuar a minerar !
Eles irão olhar para a frase sardinhesca e descartá-la, e seguir a mineração pelo bloco 2000. Com o tempo o ramo correto ficará maior pois mais blocos serão adicionados e você lembra que a maior blockchain é a vencedora. Com isso a frase sardinhesca será descartada por estar em um ramo com menos blocos que a principal.
Ver maisE se a sardinhagem tomar conta ? Se forem 9 mineradores sardinhas e 1 não, os sardinhas é quem definirão o rumo da blockchain!
Mas afinal, quantos sardinhas são necessários para manipular nossa blockchain?
É preciso mais da metade, 50% +1 sardinha. No nosso exemplo seriam necessários 6 sardinhas. Veja, se são criados 10 blocos por hora, estatisticamente, no longo prazo, 6 desses blocos são criados por sardinhas e 4 não. Com o passar do tempo, não há como os 4 bem intencionados consigam gerar mais blocos que os outros, e, com isso, o ramo deles será descartado.
Outra consequência dessa situação é que, em vez de descartar o ramo menor, as 2 blockchains sigam separadas. Uma pelo caminho sardinha (com 6 mineradores) e outra pelo caminho não sardinha (agora com 4 mineradores). Ou seja, ocorreu uma bifurcação, um “Fork” em nossa blockchain. Note que em ambos os ramos há consenso entre mineradores e, a partir desse ponto, podem seguir de maneira independente.
Pessoal, penso em fechar o módulo 1 por aqui, por favor digam se algum assunto dessas 10 aulas mereça algum esclarecimento.
E o que vocês esperariam ver na seqüencia do curso?