Pessoal, recebi uma proposta de trabalho em Jundiaí, e estou pensando seriamente em aceitá-la. Seria para trabalhar em uma grande empresa do setor, com um tema que eu gosto e recebendo um salário cerca de 25% maior do que eu recebo hoje. Estou na minha atual empresa há 7 anos, mas sinto que não tenho para onde crescer, meu salário é equivalente ao de algumas pessoas com cargos acima do meu, e já não sinto empolgação com o dia a dia do meu trabalho.
Porém seria a primeira vez que eu mudaria de cidade, sempre morei e trabalhei no Rio de Janeiro, então não sei muito bem como lidar com isso. Como a proposta é para começar trabalhando num modelo híbrido home office/presencial, a ideia inicial seria deixar a família morando no nosso apartamento no RJ (próprio), enquanto eu ficaria me deslocando entre o Rio e Jundiaí até planejarmos uma futura mudança.
Tenho em mente que além do estresse das viagens isso geraria um aumento de gastos, já que ficaria alguns meses pagando aluguel em Jundiaí + deslocamento, além de manter os custos fixos que já temos, mas pelas minhas contas o aumento de 25% seria suficiente para cobrir isso. Apesar desta situação me dar uma sensação de estar trocando seis por meia dúzia, financeiramente falando, realmente considero uma boa oportunidade e estaria disposto a sacrificar um pouco da comodidade que eu teria simplesmente permanecendo no emprego atual.
Conversando com a minha esposa ela também achou a ideia interessante, claro que tem todo o transtorno e ansiedade que esse tipo de mudança geraria, mas morar numa cidade "menor" talvez fosse uma oportunidade de buscar mais qualidade de vida para nossa filha. Como a família dela não é do Rio, então o único que estaria cortando laços de modo mais forte seria eu mesmo.
Mas além disso, que outras dicas vocês poderiam dar para um novato em morar em outra cidade para trabalhar? Tem algum outro aspecto, financeiro ou não, que eu não esteja considerando? Algum relato pessoal positivo ou negativo que vocês poderiam dar?
E falando especificamente de Jundiaí, meu conhecimento da região é zero. Quais bairros são bons e ruins para viver? Valeria a pena morar no meio da cidade, em um apartamento? Ou talvez seria mais interessante buscar alugar uma casa numa cidade menor próxima, buscando maximizar a tal qualidade de vida?