Olá pessoal,
Estou vivendo uma dicotomia e nada melhor que pedir ajuda para um pessoal com opiniões bacanas como vocês! Assim consigo ampliar meu horizonte.
Eu me mudei do Brasil faz uns 2 anos com minha, agora, esposa, até postei aqui como foi. Os prós na época: educação pública excelente para o filho que queríamos ter (e agora temos

), idioma, segurança, visto de trabalho, possibilidade de segunda nacionalidade, tecnologia nova(sou de TI), não teríamos gasto com carro, nem plano de saúde e conseguiriamos viajar bem pela europa.
Os contras: minha esposa não trabalharia.
Combinamos que teríamos uma vida mais "simples" mas que no geral seria melhor. No Brasil eu ganhava um salario que eu conseguiria cuidar de tudo porque eu sou bem simples, então ela nunca se preocupou muito com a parte de contas, juntar dinheiro, etc. Aqui ainda que tenha um salário que de para vivermos, parece que o "simples" foi esquecido rs...
Então fico pensando se vale a pena continuar aqui. Esse ano ela quer ir duas vezes (somos em 3 ainda) para o Brasil, e também quer viajar por aqui, e mais sei lá o que. Mas a conta não fecha.
Entendo que se eu voltar eu posso ter a mesma vida de antes então não vou ter que me preocupar com essas coisas. Mas agora tenho um filho, e não será a mesma coisa que antes.
Toda e qualquer opinião ou sugestão é bem vinda.