Boa tarde pessoal,
gostaria de compartilhar uma questão pessoal com vocês e pedir que também exponham opiniões, sugestões e até questões parecidas.
Desde jovem, tive problemas de oclusão dentária, tendo realizado por duas vezes tratamento com aparelho ortodôntico. Na época, vivia em uma cidade do interior, onde foi feito "o melhor que se tinha acesso". Já mais velho, com 20 e poucos anos, ainda tinha necessidade de tratamento adicional, porém não era do escopo dos profissionais que atuavam em minha cidade. Larguei pra lá e fui em frente.
Com o início da pandemia, com o uso de máscaras, comecei a sentir dores na região da mandíbula e piora da dicção. A princípio atribui ao uso de máscara (eu não sei se o uso da máscara pode afetar posicionamento de mandíbula e gerar dor e alteração de dicção - se profissionais habilitados puderem opinar, agradeço). Mas me apeguei novamente ao problema de oclusão (mordida aberta) e isso começou a martelar na minha cabeça. Encontrei uma ortodontista, bem formada, bem avaliada, que propos o uso de aparelho ortodôntico. Pensei que com o uso de máscaras, isso poderia ficar "oculto" e não me incomodar. Ledo engano. Não consegui ficar por muito tempo com o aparelho e procurei uma quarta, quinta opinião, que disseram que somente o aparelho ortodôntico não resolveria. Precisaria de uma cirurgia ortognática assONciada ao tratamento ortodôntico. Isso me assustou (pela complexidade e custo) e me desestimulou a seguir o tratamento. Na época, optei por abortar o tratamento por completo, por me torturar muito psicologicamente (estar "velho" para uso de aparelho). Hoje estou com 32 anos, só de pensar em colocar aparelho, já fico com pânico e parece que os problemas de ATM e dicção continuam (ou pioram). Eu não sei até onde isso é da cabeça, ou da parte ortodôntica.
Então, resolvi colocar aqui para "compartilhar" com mais pessoas e ver se existem dicas de como lidar com isso. Agradeço de coração.