Data original: 19/06/2022
Nos últimos meses tiveram uns vários posts sobre mudanças de carreira e início de empreendedorismo.
Eu acho muito mais fácil pensar que não existe diferença nenhuma entre o tipo de trabalho que você tem. Você está empreendendo de um jeito ou de outro, seja como PF ou como PJ.
Todas características que dizem: profissão tal é melhor, segurança do FP, lucro do empreendedor, salário mais alto do clt...
Tudo ilusão e sonho. 1) pq não dá certo pra todo mundo, a maioria das pessoas fica na média e achando que o problema é o verde da grama do vizinho e 2) quando da certo e você bate no teto do seu trabalho, não vai saber o que fazer.
Salário, segurança, carreira, promoção, chance, oportunidade, FGTS, lei trabalhista, pensão, aposentadoria integral, seja lá o que for: é historinha para te convencer a fazer alguma coisa, que se fosse tão boa assim ninguém precisava oferecer nada.
Só tem um jeito de lidar com o futuro que é aumentar quanto você ganha por hora.
E só tem um jeito de fazer isso, investindo.
Que leva a piração do mercado. As pessoas começam achando que vão receber dinheiro de graça, e acabam fritando no mercado gastando muito mais tempo e ganhando muito menos do que trabalhando.
Já disse aqui centenas de vezes, se você investe 100k e quer ganha 10% ao ano, é muito mais fácil, arrumar um jeito de ganhar mais 10k por ano.
É relativamente fácil fazer 10k por ano vendendo algo, qualquer coisa. É menos de 1000 reais por mês.
Dificil é otimizar uma operação de venda que gere isso numa boa balança de hora trabalhada.
Mas isso só vai acontecer se você fizer a coisa.
Também é mais fácil, para quem ganha menos que 10k por mês, investir em si para aumentar 1000 reais na renda mensal.
Mais uma vez, você consegue aumentar o seu valor de trabalho por hora.
Empreender também é uma forma de fazer isso, mas com a lógica de que você ganha menos por hora, mas trabalha menos. Ou pelo menos trabalha a mesma coisa, e ganha mais do bolo total, investindo no trabalho de outras pessoas.
Mas também é muito mais fácil ganhar mais fazendo isso do que investido no mercado.
Passar em concurso também é uma forma de fazer isso. Mas no sentido de ter um emprego com uma característica um pouco mais estável, mas ao mesmo tempo com teto fixo de ganho por hora. Que em certo momento pode fazer sentido, em outro não.
O maior problema é acreditar que existe uma forma mágica de burlar a regra, não tem. Ou você aumenta seu valor por hora, ou a vida vai te atropelar.
Não é sendo clt, nem sendo fp, ou empresário.
Nenhuma dessas coisas existe. Tem um monte de gente ganhando dinheiro com empresa pequena lavando carro, tem gente ganhando bilhões correndo risco desenvolvimento de coisas que dão errado (tipo farmacêutica).
Tem gente que é funcionário público e foi escrever livro, dar aula, pintar.
E se vende 2k por ano de sei lá o que, provavelmente ganha muito mais do que economizando coisa pequena, ou esperando dividendo ou crescimento de ações.
Aporte e tempo, o único que está no seu controle é aporte.
200 reais por semana por 50 semanas é mais 10k de aporte por ano.
É mais fácil e melhor procurar uma forma de fazer 200 reais por semana que tentar fazer 200 reais no mercado.
Você vai aprender muito mais, viver muito mais, e descobrir muito mais coisa.
E qualquer caminho que leve pra isso ajuda.
Ter imóvel ajuda, ter ação ajuda, ter reserva de emergência ajuda (pq diminui o prejuízo).
Investir em cursos ajuda, vender seu hobby ajuda, dar uma aula por semana ajuda, escrever na bastter ajuda.
Mas o que ajuda mesmo é entender que você está empreendendo de um jeito ou de outro.
Eu garanto que nenhum empreendedor fica confortável quando abre um negócio novo, uma loja nova, pode ser a mesma loja da mesma marca. Dá um medo gigante.
E mudar de carreira tbm dá medo. Abrir um braço novo da carreira da medo. Contratar gente da medo.
Mas não adianta entrar na ilusão de segurança.
Inúmeras discussões aqui sobre como se proteger do risco do mercado, mas o risco mesmo é você achar que tá pronto pra vida. O maior prejuízo é não assumir nenhum prejuízo.
É melhor perder 5k investindo em si do que em Cielo.
A vida é um projeto que acaba na morte, você não fica pronto, ela só acaba.
Eu nunca vi um milionário que parou de trabalhar, ele só trabalha menos, trabalha menor, trabalha em coisas que não demandam fisicamente a medida que envelhecem.
No final das contas, você está tentando aumentar o bolo de cada hora trabalhada, e como você faz isso talvez seja bom para você nesse momento e não em outro. Mas todo mundo, até quem tem sucesso, vai achar um teto.
Seja como fp, seja com restaurante, com franquia, com clt. Sempre tem um teto e quando você chegar nele se não fizer outra coisa não vai ter mais como crescer.
O único jeito de se proteger é continuar investindo em você, ou em outras pessoas. Aumentando seu valor por hora.