Meu pai não sabia que tinha ações de uma empresa x da bolsa. Ele recebeu essas ações quando era funcionário de tal empresa em 1900 e bolinha, a mesma nem listada era e meu pai nem se lembrava disso, também não tem nenhum tipo de comprovante ou certificado da época. Pelo que eu entendi do rolo, ele recebeu uma comunicado da escrituradora, há duas semanas, sobre a posse de tais ações. Fez o cadastro em uma corretora, recebeu as ações na tal corretora e na emoção vendeu tudo a mercado passando da isenção de 20k.
O rolo é o seguinte: como ele nem sabia que tinha as ações da tal empresa (que agora é listada), nunca acompanhou e não sabe qual foi o custo de aquisição. Ele pediu minha ajuda e eu falei para pagar o imposto em cima do valor de venda total (considerar o custo de aquisição como 0), ser feliz e esquecer que existe, porque antes ele tinha zero e agora apareceu um dinheiro do nada. Bom, naturalmente, por eu estar postando aqui, sabem que ele não aceitou e me pediu ajuda pra desenrolar o rolo hahahaha.
Teve um amigo dele de corretora que deu a seguinte sugestão: pega a quantidade que ele tinha de ações hoje, faz uma conta reversa considerando os desdobramentos, agrupamentos e bonificações até a data do IPO. Depois pega essa quantidade e multiplica pelo preço unitário do valor de IPO da empresa.
Isso funcionaria ou é só BUCHETTI do cara?
Enfim, qualquer ajuda para o coroa será muito agradecida.