Link para o FAQBDR é investir no exterior? Não, seu dinheiro fica no Brasil.
BDR é investir em dólar? Sim, as BDR vão oscilar de acordo com dólar pois estão lastreados em ativos negociados em dólar.
Com BDR da Apple, eu estou investindo na Apple? Sim. O preço da BDR será igual ou bem próximo do preço da Apple nos EUA.
BDRs tem liquidez? Não, a liquidez das BDRs é bem baixo.
BDRs tem a participação das empresas emisssoras? Não. 99,9% das BDRs são não patrocinadas, ou seja, sem a participação das empresas emissoras.
Veja que apesar de não estar investindo no exterior, a pessoa que compra BDR ele vai se beneficiar da oscilação cambial e da oscilação da cotação do ativo lastreado. A questão é que o primeiro fator é tão grave, juntamente com problema de liquidez e não participação da empresa nas emissões, que BDRs não servem.
Agora com ADRs
ADR é investir no exterior? Sim, seu dinheiro fica nos EUA, ou seja, fora do Brasil
ADRs é investir em outra moeda que não o dólar? Sim, o ativo vai oscilar de acordo com a moeda do ativo original.
Com ADR do maior banco da Russia, Sberbank Rossi PAO, eu estou investindo no mercado da Rússia? Obviamente.
ADRs tem liquidez? Com exeção de algumas ADRs do mercado OTC, as ADRs tem liquidez mais do que suficiente.
ADRs tem a participação das empresas emisssoras? Sim, a maioria das ADRs, principalmente as listadas, são patrocinadas, ou seja, com a participação da empresa.
Portanto ADRs podem ser uma opção de ampliar a diversificação do investidor e BDRs não.
*obs: Investir em ADRs de empresas brasileiras, a não ser que se more fora, é maluquice.
*obs2: Comprar ADRs não significa ter o dinheiro em outro país que não EUA. Com ADRs o investidor diversifica em relação a mercados e moedas mas não em relação a país de custodia.
- Ah, mas o melhor é investir diretamente nos países ao inves de ADRs
Seria, se não fosse:
1 - A impossibilidade/dificuldade do investidor abrir conta em corretoras de outros países que não EUA.
2- A questão tributaria para se investir em outro país que não os EUA.
Se investir em outro país que não EUA:
- Vai ter procurar se o país tem acordo de não bitributação com o Brasil. Se tiver e este não aparecer na lista da receita, é preciso comprovar com tradução juramentada caso a receita solicite. Se não tiver, bitributação. Também tem procurar saber se é necessário declarar algo no país onde esta o dinheiro.
-Tanto para o recebimento dos dividendos quanto para calculo de ganho de capital, o investidor vai precisar converter primeiro da moeda local para dólar utilizando as cotações do banco central do país da empresa para depois converter de dólar para reais utilizando as cotações do banco central brasileiro. Algo chato de se encontrar e fazer, especialmente se o país tiver um idioma que não o inglês ou português.