Sofro muito com procrastinação, desde sempre. Uma das minhas memórias mais antigas é de quando eu tinha uns 10 anos, e pouco antes do início de mais um ano letivo eu estava no carro com meus pais pensando "esse ano eu vou estudar bem desde o começo pra não chegar no fim do ano passando trabalho correndo atrás de nota". Então lembro muito bem de desde novo sofrer e me condenar por isso, mas quase sempre inapto a realizar uma mudança significativa.
E pior que eu nunca fui um mal aluno. Apesar da procrastinação eu nunca peguei recuperação no colégio, mas sempre deixava pra estudar em cima da hora e sempre sofria com isso. Na faculdade o buraco foi mais embaixo e aí sim eu fiquei em recuperação em diversas disciplinas e reprovei em algumas outras.
Só tive dois pontos de inflexão com relação a isso na vida: quando não passei no vestibular depois do terceirão e no ano seguinte estudei religiosamente todos os dias, e quando terminei a faculdade e não conseguia um emprego decente na minha cidade e resolvi me dedicar a um bom concurso público, quando estudei religiosamente por dois anos até que passei.
Hoje, com 36 anos, o que me incomoda é não conseguir fazer coisas que eu quero fazer, como estudar programação, estudar investimentos aqui na Bastter de forma minimamente regular, ser mais produtivo no meu trabalho, aproveitar melhor as belezas naturais da minha cidade, e etc.
Passo boa parte do meu tempo livre em casa na internet vendo mil e uma coisas que não tem relevância alguma para as coisas que eu realmente quero fazer. Acho que é quase como uma compulsão, como um viciado. Até jogar alguns jogos, que é algo que sempre gostei e que poderia ser outra fonte de procrastinação, não tenho feito. Procrastininception. kkkkkkry
EDITADO POR PROVOCAR ENORME TRISTEZA
Aqueles que passam pelo mesmo drama, já conseguiram bolar alguma estratégia para conseguir driblar a procrastinação crônica?
Aproveito também esse meu primeiro tópico aqui para agradecer o Bastter, o Paulo e a comunidade pelo tanto de conteúdo "life changing" que encontro aqui. Recentemente terminei de escutar todos os podcasts do Bastter e do Paulo no Spotify, e esse primeiro ano de assinatura tem sido, provavelmente, o melhor investimento que fiz no meu crescimento pessoal, buscando ser uma melhor pessoa no dia a dia, deixando de ser tão reativo e etc.
ps: não tenho melindre com voadoras, fiquem a vontade. kkkk
Ver mais