Tenham MUITA renda fixa
Não estou falando de reserva de emergência.
Isso é o mínimo.
Estou falando de uma parcela relevante do seu patrimônio.
Quanto? Depende. Para mim esse valor equivale a pelo menos metade do valor de um imóvel que comportaria a mim e minha família.
Invisto em ações tem pouco mais de 20 anos e vários amigos meus começaram a investir na mesma época que eu. Alguns por influência minha pois, na minha sardinhice, adorava conversar sobre investimentos.
Com TODOS eles aconteceu alguma coisa que os fez desistir no meio do caminho. Vou falar aqui só dos que me lembro;
- 4 venderam tudo para comprar imóveis e ainda assim precisaram entrar em financiamento. 3 porque casaram e não quiseram esperar. 1 porque apareceu uma "oportunidade" na planta.
- 1 teve problema de saúde na família e teve que vender tudo para ajudar.
- 1 vendeu tudo para abrir um negócio próprio.
A vida é imprevisível.
Ela LITERALMENTE não cabe naquele gráfico de 200 anos que compara stocks bonds e ouro (que provavelmente vc já viu 100 vezes).
A renda variável não te salva do imponderável e é um péssimo negócio se vc transforma um investimento de longo prazo numa aposta de curto prazo.
Se vc não tiver MUITA Renda fixa, é bem provável que em poucos anos você precise ir ao estágio "6" desse FAQ abaixo.
Se isso acontecer nenhuma conta maluca vai te salvar da destruição patrimonial.
Tenha RV, mas faça o seguro da RV com um belo colchão de Renda Fixa.
Ver mais