Prezados, boa tarde.
Por ser algo muito pessoal, específico, optei por abrir um tópico próprio.
Como alguns sabem, sou médico especialista em medicina de emergência. Quase 10 anos de Bastter.com, quando completar o aniversário farei um textão contando com este fórum mudou minha vida para melhor.
Estou com um dilema profissiona "bom". Eu sou atualmente concursado em 2 vínculos estatutários, na minha área de atuação (além do meu vínculo particular no hospital em que virei sócio). Gosto de ambos, sou bem remunerado e tem os benefícios desse tipo de vínculo.
Porém, estou para ser chamado num outro concurso, com alguns pontos positivos e outros negativos, queria a sabedoria coletiva daqui para me ajudar a tomar a decisão que, infelizmente, tem tirado meu sono.
Para aceitar meu novo emprego, teria que abrir mão do meu outro concurso.
Neste novo emprego, eu teria de benefício:
1 - Carga horária semanal de 12 horas a menos do que o atual.
2 - Emprego numa cidade "melhor": mais IDH, melhor gestão da dívida pública, cidade rica e promissora. A atual, embora não seja tão ruim, é bem menos interessante.
3 - Salário 40% menor, mas demais benefícios iguais.
4 - Estrutura de trabalho maior, carga de trabalho maior também, embora 12 horas semanais a menos as que ficarei ali, serão mais trabalhadas.
5 - É permitido trabalhar "horas extras" (no emprego atual, sou proibido de trabalhar horas extras por determinação da prefeitura).
Quais serão os malefícios:
1 - Não conheço a gestão, não conheço os colegas, não conheço a rotina, não conheço a política de carreira (embora suspeite ser melhor que a atual).
2 - Tem risco de eu fazer outra área (não necessariamente ficarei na emergencia, posso ter que atender enfermaria ou porta até vagar).
3 - Ambas eu pego estrada para ir, ambas com estrada boa, mas esse novo vínculo ficaria 25 minutos a mais de estrada na ida e 25 a mais na volta.
4 - Atualmente tenho "estabilidade", neste novo vínculo voltarei no probatório, perderei os anos trabalhados (previdencia, férias premium, etc).
Ponto de maior preocupação: meu vínculo atual, de 24 horas semanais, é com minha esposa (que também tem o mesmo vínculo que eu). Vamos de carro juntos e voltamos juntos, trabalhamos juntos embora em áreas diferentes (ela na pediatria, eu na emergencia).
Devido às dificuldades do ambiente de trabalho, optamos pora fazer plantões num único dia, assim "não voltamos para unidade" mais de uma vez por semana. Mas isso implica necessariamente em plantão noturno e todos seus malefícios.
A cidade está com problema de solvência então tem 2 anos que não podemos mais fazer plantões extras - pois é mais barato para prefeitura pagar as OAS do que um concursado. Todos me adoram lá, pois sou especialista, trabalho direitinho e isso é raríssimo no setor público.
Pontos a considerar:
1 - Minha esposa me orientou a visitar o lugar, ver se gosto e se quiser, posso ir que ela me apoia.
2 - Porém, pelas dificuldades (longe, plantão de 24 horas, etc) ela diz que pode eventualmente "largar" esse concurso por não saber se continuaria trabalhando lá sem minha presença. Este é o único vínculo público dela.
3 - É importante para um médico que trabalha em plantões buscar um vínculo deste para ter alguma segurança (caso de doença / etc) que, embora aqui seja pregado que não se pode depender disso - e eu concordo - acaba sendo bom. Além que plantão geralmente não repõe a inflação e estes vínculos reajustam acima da inflação geralmente (além que o futuro da medicina ta bem nebuloso, geral pensa que diminuirá remuneração no médio a longo prazo).
4 - Busco desesperadamente diminuir minha carga de trabalho, uma vez que trabalho no mínimo 72 horas semanais. O hospital particular que trabalho é de longe meu melhor ambiente de trabalho, mas acabo fazendo menos horas nele por estar no limite do que consigo atualmente. Reduzir em 12 horas semanais no concurso seria muito, muito bom pra mim. No concurso atual eu tentei e recusaram reduzir minha carga horária (mesmo com queda na remuneração proporcional sugerida).
Enfim, me desculpem o textão, sei que é bem pessoal mas to fritando a cabeça nisso aqui já tem alguns dias e faz muito tempo que eu perco o sono por causa de alguma coisa.