Me mudei pro DF faz 1 ano e ainda estou conhecendo a região.
Atualmente tenho a capacidade de economizar x por mês , apesar de pagar x/3 de aluguel mensal.
Estou buscando casa em condominio regularizada, já que aqui no DF tem muito problma de documentacao.
Se fosse financiar, gostaria de quitar o imovel em 5 anos no máximo, e com base nesse tempo e na minha capacidade de economia de apenas x mensais (não vou somar com o aluguel que deixarei de pagar, para ter uma gordura em caso de imprevistos etc), somado ao que teria de entrada conseguiria comprar uma casa de 81,6x. Em tese aqui eu poderia até amortizar mais, no caso o mesmo x + x/3, mas fico com receio de assumir um compromisso financeiro maior com pouca reserva de emergência.
No entanto, no mesmo horizonte fazendo aportes de (x-x/3 = 2x/3), somado ao que já tenho, em 5 anos teria atualizado (colocando uma selic ai 11-12%) o equivalente a 35% a mais do valor presente do imóvel. Nesses cálculos já coloquei uma majoração média do aluguel nesse período. Em tese aqui eu poderia até aportar mais, no caso o mesmo x que já venho aportando, independente do aluguel. Mas queria colocar uma hipótese mais conservadora.
O risco está na valorização do imovel ou do financiamento, havendo a possibilidade de eu não consegui comprar algo similar daqui a 5 anos, porque valorizou mais de 35%.
O aluguel atual é de uma casa compatível com o valor de um imovel 80-85% do imóvel que estaria disposto a financiar.
O que seria melhor? a ansiedade as vezes bate rs
Tento ser racional, mas volto e meia me vejo vendo imoveis em sites etc