Meu primeiro emprego foi num viveiro, meu pai é o dono. Eu trabalhei nele desde meus 18 anos até os 23, amadureci bastante e aprendi bastante coisa, a convicência com os clientes e com os colegas de trabalho era bem legal.
Em alguns momentos, como eu acredito que em grande parte dos trabalhos aconteça, não tinha muito o que fazer alem de sentar e esperar algum cliente. Nesses momentos eu sentia uma mistura de ansiedade com tristeza, mesmo que eu tivesse acabado de fazer algum trabalho extenuante eu tinha essa sensação, como se eu fosse "inútil".
Meu pai sempre confiou em mim, mesmo no começo do meu tempo lá ele saia para fazer negócios e me deixava sozinho no viveiro. Ao mesmo tempo que eu ficava feliz com essa confiança, eu ficava inseguro, eu sentia que estava sendo confiado a mim mais do que eu dava conta, aquele sentimento de ansiedade e tristeza, fruto de um sentimento também de incompetência, começaram a aumentar mais e mais.
Eu curso contabilidade e terminarei ano que vem a graduação, em janeiro fui atras de vagas de estágio e em fevereiro já estava trabalhando. No escritório também recebi bastante crédito, o patrão confiou em mim e me contratou logo de cara ao invés de me dar a vaga de estagiário que inicialmente eu buscava, fiquei bem feliz.
No escritório a dinâmica é muito diferente do viveiro, você está num espaço fechado e reduzido, e está constantemente ao lado das pessoas. Meu chefe sempre está ao meu lado vendo tudo que eu faço.
No escritório, o tempo livre que eu citei no segundo parágrafo é bem mais abundante, o pessoal toma café por meia hora, conversa, tudo numa boa, mas sempre entregando as obrigações no prazo e atendendo os clientes sem enrolação, mas ultimamente meu chefe tem encanado um pouco comigo.
Eu tenho o objetivo de passar em concurso, então esse tempo livre que eu tenho eu aproveito para estudar. Eu recebi uma chamada por isso, porque ele disse que eu estava priorizando assuntos pessoais, mas naquele momento não havia trabalho a fazer.
Depois que ele me disse isso eu fiquei encarando minha planilha de tarefas meio perplexo, mas fiquei quieto, logo depois ele e os outros começaram a conversar sobre uma festa que vai acontecer aqui na região, tomaram aquele café de 30 minutos de sempre, e seguiu a vida.
Eu sei que aqui agt é adepto do "bebe o leite e esquece a vaca", mas como esquecer a vaca se ela está lá todo dia?
Eu aprendi tudo que eu sei da prática do escritório com esse chefe, apesar dessas tratamento esquisito que eu recebo não pretendo reclamar, esse foi o acontecimento mais triste que teve, mas tiveram outros também.
O que eu queria perguntar a vocês é como lidar com essa questão da liderança? Minha primeira experiência de trabalho eu sentia pouco controle, consequentemente um pouco de insegurança, no trabalho atual eu sinto muito controle, isso me causa um pouco de ansiedade e até um certo desespero pois ele sempre está vendo o que eu faço.
No trabalho anterior e no atual chegou um ponto que eu vou trabalhar triste já, só de saber que vou ter que ver ele e toda essa paranoia, eu não sei como lidar mas acredito muito que preciso aprender pois eu não acho que ser um empreendedor ou passar no concurso é que vá resolver meu problema, pois invariavelmente estarei lidando com pessoas, e sempre tem alguem acima da gente.