É muito comum as pessoas entenderem os discursos do @Bastter sobre não vender na baixa e comprar independente do preço como algo muito tranquilo de se realizar.
Para essas pessoas, nos momentos de grandes quedas há apenas um grande histeria sem motivo e por isso é muito simples e fácil ignorar.
Acontece que na prática não é assim.
As ações não caem por nada. O mercado SEMPRE tem motivos e razões. As quedas das ações de uma empresa são sempre acompanhados de uma caminhão de fatos e noticias ruins que, querendo ou não, acabam servindo como motivos que explicariam a falta de confiança do investidor naquele ativo.
E isso afeta. Afeta muito.
Mesmo que o investidor evite noticias e coisa do tipo, ao fazer o aporte, muitas vezes, ele nota uma queda grande e tenta procurar motivos.
Nesses casos, o investidor, em geral, comece a criar minhocas e duvidar das próprias analises e convicções.
"Será que não estou vendo algo que todo mundo está vendo?! Para ter caído tanto assim é porque tem alguma coisa que não percebi. Vi em tal lugar que está caindo por causa e tal coisa, deve ser verdade."
E para piorar, o mercado pode sim estar certo. Pode ser o inicio do fim daquele empresa. Entretanto ele também pode estar errado. Inclusive, muita vezes ele está.
Cabe o investidor, então, tentar identificar se é uma histeria, assim como outras, e/ou apenas um momento de piora da empresa que será superado no futuro.
Para isso, o investidor tem como melhor aliado o indicadores financeiros. Por mais que não tenha como prever o futuro, os indicadores financeiros dão uma noção da situação atual da empresa.
No mais, uma ótima diversificação diminui e muito o peso de uma empresa nessa situação e torna qualquer decisão mais tranquila.
Exemplo prático disso tudo:
Recentemente as ações da UNH caíram mais de 50%.
Ver mais"Ahh, mas tem motivo para essa queda?"
Sim, como falei anteriormente, sempre há. Aumento das despesas médica, resultados piores, menor expectativa de para os próximos resultados. Nesse momento até o recente assassinato do CEO da United Healthcare, subsidiaria da empresa, e a raiva da população americana em relação a seguradoras, são utilizados como os "motivos" da queda. Se o investidor for procurar não vai achar uma noticia boa a respeito da empresa.
Financeiramente, a empresa continua lucrativa com bons resultados porém com uma certa piora e expectativas mais baixas.
Nesse caso o investidor precisa saber se vai dar ouvido ao mercado ou sua própria analise.
O mercado pode está certo e a situação da empresa só piore ou simplesmente ser um momento de queda pontual, como vários outros que acontecem.
A Meta, por exemplo, chegou a cair 76% e depois voltou.
Retorno da Meta nos Últimos Anos Tópico origem Ver maisVai acontecer o mesmo com a UNH? Ninguém sabe!
Em resumo, não menospreze o mercado e suas histerias. Em contrapartida, tente não deixar tudo isso afetar sua convicções e suas analises. Na dúvida, não faça nada com a empresa. No mais, invista em você, foque no aporte, diversifique e abraça o caos.