3 Como reservar uma parte da renda pra caridade me fez mais livre e feliz comentada em 18/08/2025 09:51 #PAS Dejavilson em 17/08/25 11:20 comentada em 18/08/2025 09:51 no judaísmo tem um costume chamado tsedaká, que é basicamente separar uma parte do que a gente ganha pra ajudar o próximo (no mínimo 10% do LL). fazer isso mudou completamente a minha relação com o dinheiro e com as pessoas. quando a gente não tem nada separado pra esse propósito, aparece alguém precisando e bate aquele peso: “poxa, vou ter que tirar do meu”. dá até uma resistência, mesmo sem querer, ainda mais quando é um valor alto. mas quando já tem um valor guardado só pra ajudar, essa barreira some. eu coloco numa poupança mesmo e sempre que surge alguém precisando, eu pego de lá. aí a sensação é outra: não tô perdendo nada, tô só usando o dinheiro exatamente pro que ele foi separado. hoje, em vez de evitar pedinte na rua ou comerciante pedindo força, eu fico feliz de encontrar eles, porque finalmente vou poder utilizar o dinheiro que venho guardando; o bom é que fazendo isso podemos abençoar enormemente, devido ao acumulo mês a mês. hoje mesmo encontrei um casal de pedintes que ajudo faz um tempo e acabei fazendo uma compra pro mês inteiro pra eles. sério, a sensação é muito boa. se eu puder recomendar uma coisa é essa: escolhe uma % da sua renda e separa só pra caridade. pode ser pouco, não importa. o que muda não é só a vida de quem recebe, mas principalmente a nossa. tira o apego ao dinheiro, tira o egoísmo, e abre espaço pro amor. e quando isso acontece, não tem mais volta, porque o que realmente completa a gente é o amor. um grande abraço!