Olá, pessoal!
Sou estudante de História na federal de SC e estou iniciando o processo de definição do meu Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC). Como tenho interesse em história econômica, queria desenvolver uma pesquisa que dialogue diretamente com a Bolsa de Valores brasileira — um tema ainda pouco explorado por trabalhos e artigos na área de História.
Levando em conta que não posso trabalhar com um recorte temporal muito amplo nem utilizar múltiplas fontes primárias, elaborei até o momento três possíveis caminhos para o projeto:
As origens e os primeiros anos da Bolsa – a questão central seria entender como a Bolsa se inseriu na economia do período imperial.
A representação da Bolsa na mídia – aqui, a chave seria investigar como jornais e revistas de grande circulação representaram a Bolsa em determinado período (ainda a definir o período e a fonte primária).
O aumento dos cadastros em renda variável na B3 (2019–2024) – o foco seria compreender o salto estatístico no número de investidores pessoas físicas em renda variável, que passou de cerca de 1 milhão para aproximadamente 6 milhões de CPFs nesse intervalo.
Gostaria de ouvir a opinião de vocês, que têm mais experiência e já presenciaram transformações importantes no mercado: qual dessas opções desperta mais curiosidade para ser aprofundada? Caso tenham outras sugestões ou queiram complementar alguma das ideias apresentadas, ficarei grato em receber!