Resumo:
Preciso escolher entre continuar numa posição mais estratégica que me traz menos contato com as pessoas que eu ajudo ou uma posição de "professor corporativo", que eu faço bem e me sinto feliz com o feedback, mas tenho menos oportunidades de crescer e gero menos valor/impacto pra empresa.
O que levar em consideração?
Versão longa:
Eu trabalho há quase 10 anos com treinamentos de técnicas de vendas, negócios e produtos em empresas americanas de software.
Nos primeiros anos, eu era um facilitador (treinador) e aprendi a fazer isso muito bem. Fui muito reconhecido nesse cargo e "sobrevivi" a algumas ondas de demissões em massa nas quais quase todos os colegas foram demitidos, por conta do reconhecimento nesse meu trabalho.
Há aproximadamente 1 ano e meio, além de facilitar sessões mais simples, venho atuando com um enfoque mais estratégico, de planejar, priorizar e alinhar as capacitações com os líderes e com os times. Essa nova posição me deu uma visibilidade maior para a liderança, mais exposição às estratégias da empresa e tem me ensinado muito sobre certos pontos de gestão, porém é mais frustrante e, apesar de eu ter um impacto e responsabilidade maior na empresa, eu não sinto esse impacto no dia a dia como sentia quando fazia o onboarding dos novos contratados.
Hoje minha diretora comentou que teremos uma vaga de treinador/facilitador aqui na América Latina e perguntou se eu quero assumir essa posição, que seria exclusivamente para entregar treinamentos (um professor corporativo, basicamente), mas não passaria pela parte de planejamento, estratégia etc.
De um lado, eu AMO o papel de facilitador/professor e sei que faço isso bem, mas sinto que não tem muito mais o que melhorar, aprender ou contribuir com o time ou com a companhia nesse papel.
De outro lado, o papel de "Business partner" (mais estratégico) é mais frustrante e eu sei que não sou o melhor em gerir relacionamentos e muito menos em vender minha imagem pessoal, mas é onde eu sinto que posso aprender muito mais, ter um impacto maior na empresa e ter mais autonomia.
Quais fatores vocês levariam em consideração se tivessem que tomar essa decisão?