Tenho 30 anos, e estou próximo de terminar uma jornada de 12 anos na minha formação como médico, iniciada em 2014 quando ingressei na UFPE. Terminei a faculdade de medicina na UFPE 2019, fiz 3 anos de residência em cirurgia geral em (2020 - 2023) e estou próximo de terminar meu ultimo ano na residência de anestesiologia (mar 2023 - fev 2026).
No curto prazo, as coisas são muito difíceis, oscilação de humor, falta de tempo para as coisas e pessoas que gosta, pouco dinheiro. Mas no longo prazo, você percebe o quanto evolui em sua vida e seu propósito profissional pode melhorar. Hoje com 6 anos de experiência de especialização com o cuidado de paciente cirúrgico, sei que estou no melhor lugar que eu poderia estar para trabalhar. Desde do paciente vitima de trauma, até a criança com apendicite, ou o idoso cardiopata com uma hérnia estrangulada. O retorno emocional e de propósito, que é cuidar desses pacientes, e permitir que eles saiam bem, e algumas vezes melhor do que entrou, após intervenções cirúrgicas, muitas vezes agressivas, é inexplicável.
O trabalho se torna divertido e prazeroso. E junto a isso, também vem o retorno financeiro, que vai aumentando lentamente durante esses difíceis anos e enquanto você vai trabalhando mais.
Com fases em que pouco se pode poupar, mas sempre estudando. É um crescimento lento da renda durante o processo, as vezes andando de lado, mas com crescimento. E com expectativa de poder aumentar ainda mais com o aumento do valor do trabalho.
No curto prazo me questionei muito das escolhas que eu fiz. Mudei de rumo na formação de forma repentina, emendei faculdade e duas residências sem intervalo. Mas hoje vejo como as oscilações de curto prazo, se tornam irrelevante no longo prazo quando você cria valor para sua vida e seu trabalho.
Funciona igual a se tornar sócio de empresas de valor. Quanto mais o tempo, mais irrelevante se tornam os altos e baixos momentâneos.
Ass: um bobo alegre que de vez em quando se empolga durante os seus estudos e trabalho e gosta de falar.