Lição de vida...
Durante o curso de direito, fiz o meu primeiro estágio no setor jurídico da CAIXA. Meu chefe era daqueles advogados à moda antiga, sempre gostava de dar lições sarcásticas e de tirar onda com os estagiários.
No começo eu tinha dificuldade de escrever as peças processuais e de desenvolver um raciocínio suscinto. Comumente precisava de duas ou mais páginas para fazer um pedido simples no processo.
Meu chefe sempre me chamava em sua sala para fazer as correções. Transformava aquelas páginas cheias em duas frases. Quando enviada no processo, o pedido era rapidamente visto e, na maioria das vezes, aceito pelo Juiz.
E ele sempre me dizia:
- O cara quando é inteligente não precisa fazer esforço. Agora o jumento, esse sim precisa se esforçar para conseguir o que quer.
Todas as vezes eu me sentia o próprio jumento. As orelhas chegavam a coçar (parecia que estavam crescendo).
Certo dia ele me pediu para ir até a sede da Justiça Federal para falar com um Diretor de Secretaria sobre um processo urgente que estava paralisado. Isso me tomaria a tarde toda.
Na época a Justiça Federal tinha começado a implementar um modo novo de interação: o Balcão Virtual. Eu consegui o contato do Diretor e de lá mesmo resolvi a questão. O processo foi movimentado no mesmo instante.
10 minutos depois voltei na sala do meu chefe com a boa notícia. Ele deu um pulo e, assustado, perguntou como eu tinha feito aquilo. Eu mostrei a ele a nova ferramenta de interação e completei:
- É... Jumento se esforça!
Rimos muito...
Parece bobo, mas é algo que até hoje tenho como lição de vida e mantra filosófico: jumento se esforça.
A vida já é muito complicada. Cabe a nós simplificá-la.
A bastter.com tem me ajudado muito. Me esforço diariamente a ser menos jumento (ou menos burro).
Obrigado.