Queridos basterianos, hoje venho pedir conselhos para ajudar a tomar uma decisão sobre uma dúvida que está cercando a mim e à minha esposa. Somos um casal sem filhos e moramos em um imóvel há 4 anos, que na época foi um achado, pois o aluguel comprometia apenas 15% da nossa renda. Porém, o dono pediu o imóvel de volta, já que pretende voltar a morar nele. Estamos nos planejando para mudar e temos dois imóveis em vista.
Um deles, que manteria o aluguel comprometendo apenas 15% da nossa renda, diminuiria a nossa qualidade de vida no quesito moradia, pois se trata de um prédio antigo, sem lazer, com um quarto a menos, um banheiro a menos e localizado em uma rua um pouco mais barulhenta, embora seja bem localizado tambem. O outro aumentaria o nosso custo de vida em relação ao aluguel para 30% da renda, mas manteria o mesmo padrão: 3 quartos, 2 banheiros e com lazer.
Planejamos ter filhos nos próximos anos e acreditamos que um apartamento de 3 quartos seria viável, já que eu trabalho de casa e ela também tem dias de home office.
A nossa grande dúvida é: devemos alugar o apartamento que compromete apenas 15% da nossa renda hoje, ja sabendo que provavelmente quando o contrato acabar vamos precisar querer e precisar nos mudar, mas ai utilizariamos esse tempo para nos planejar financeiramente melhor? Ou já mudamos agora para o apartamento maior, mesmo que ele comprometa 30% da nossa renda, mas ja é um imovel onde podemos ficar por longos anos, até quando decidirmos comprar o nosso proprio apartamento?
O que vocês nos aconselham?
Obrigado a todos pela ajuda!