Passei em um concurso público muito bom. Já sou servidor público, em um cargo que ganha uns 25% menos.
Meu cargo atual é bem burocrático. Eu não era um cara burocrático, era bem criativo e variava bastante minha rotina antes do serviço público. Mas tantos anos exercendo esse cargo, acabei acostumando (e até gostando - ou me acomodando um pouco) com essa rotina.
Por outro lado, o cargo para o qual passei é mais dinâmico, são várias possibilidades de atuação. Com certeza me levaria a sair da zona de conforto em que (confortavelmente) estou hoje.
Apesar desse incremento de 25% de salário, fazendo os cálculos cheguei à conclusão que a mudança de cidade e de estilo de vida (na cidade em que moro o custo de vida é bem menor e os hábitos são mais simples) farão com que essa diferença seja consumida por novas despesas.
Portanto, o aspecto financeiro não deve ser levado em conta, pois fica meio que empatado.
Por outro lado, também fiz esse concurso por duas razões:
a) uma certa insatisfação com o contexto do meu cargo atual à época (já faz uns dois anos que fiz o concurso, estão por me chamar recém agora). Atualmente, essa insatisfação tá meio que superada. O que ocorreu à época foi que fui nomeado para um cargo em comissão (chefia), em que dei o meu melhor enquanto exerci. Porém, depois de um tempo, o cargo foi tomado por alguém mais influente. Isso me deixou muito chateado na época, com sentimento de injustiça, de falta de merecimento. Então pensei em dar uma guinada para outro cargo que me daria mais autonomia, em que as coisas dependessem somente de mim.
b) também pesou na decisão de fazer o concurso o fato de que tenho filhos em idade escolar, e no lugar onde moro atualmente não há muitas opções de faculdade (embora ainda faltem alguns anos para eles ingressarem em uma). Sei que é uma preocupação legítima, afinal, além de não haver boas universidades e oportunidades de emprego na cidade em que vivo, o pessoal aqui não tem muito a cultura de estudo, de desenvolvimento (e gostaria que meus filhos não crescessem numa cultura assim, acomodados). Por outro lado, por si só, essa mudança para eles estudarem poderia ser adiada para quando fosse mais próximo de eles efetivamente ingressarem em uma universidade.
Por fim, me conheço e sei que sou um cara sossegado, interiorano, "de boa" e não sei, sinceramente, se serei feliz em um centro maior. Já morei em cidade grande (capital), e a vida era bem mais corrida e não fui muito feliz.
Tenho medo de ir me arrepender; mas também tenho medo de ficar e me arrepender de não ter tentado. Estou confuso com tantas variáveis. Sei o quanto é difícil opiniar sobre algo assim, mas se alguém tiver alguma experiência parecida, seria muito bem vindo partilhar. Obrigado!!