Em janeiro deste ano, voltei à musculação. O objetivo é iniciar um trabalho de prevenção contra o envelhecimento muscular. Estou próximo dos 40 anos.
Segui as séries passadas pelos instrutores da academia. Eis que, ao final de agosto, avisei a um deles que minha série estava próxima do "vencimento". O instrutor em questão me informou que, como meu objetivo é prevenir sarcopenia, o ideal seria iniciar um trabalho personalizado (montagem de série após testes de força e resistência; e acompanhamento nutricional).
Segundo ele, séries de academia são "genéricas". Ao montá-las, os instrutores não consideram fatores individuais do aluno, como peso corporal, objetivos, IMC, taxa de gordura etc.
Perguntei se é possível prevenir sarcopenia seguindo as tais "séries genéricas" e um plano nutricional específico para esse objetivo. Ele disse que é até possível, mas que é muito menos eficiente do que um acompanhamento personalizado.
Enfim, minha dúvida é se o instrutor em questão está correto -- inclusive amparado em estudos científicos -- ou se tudo não passa de
BUCHETTI para criar problema e oferecer a solução.
Desde já agradeço muito se alguém (sobretudo @Mauro e @Bastter) puder me esclarecer essa dúvida.