Nem sempre o tênis mais caro vai ser melhor, nem o mais barato será necessariamente o pior. Não existe correlação entre preço do calçado e o melhor maratonista. Há tempos compreendi esse raciocínio e adoto isso para diversas coisas. Até por isso, quando invisto em um material esportivo, seja ele qual for, me certifico de escolher bem e de manter com zelo.
Esse mês, aproveitando o início da temporada de vento e o lançamento de novos modelos, decidi trocar meu kite. A pipa do kitesurf, basicamente a vela e também a barra que nos conecta a ela.
Os valores de equipamentos novos são muito elevados. E digo isso me referindo a muitos esportes, como o próprio ciclismo, polo, tênis, golf, hockey. No kitesurf as coisas não estão diferentes. Mas como os preços estão estratosféricos!
Na hora de bater o martelo fui decidido, dinheiro é um meio e não o fim. Minutos depois da compra veio uma sensação ruim de culpa, incerteza devido ao valor. Bom, vendi meus equipamentos antigos, comprados em 2017. Pensei, poxa, foram 8 anos de uso contínuo, meu material foi muito bem cuidado mas depois de tanto tempo o velame começa a perder qualidade, fica mais suscetível a danos. Irresponsável seria gastar essa quantia toda, ou economizar e me arriscar no mar?
Antes de ter filhos velejava na chuva, saltava por cima de canoas e nem usava colete. Agora, já com as filhotas, voltei a ficar preocupado com minha segurança no mar. Daí vem aquela sensação danada de que não deveria gastar tanto com isso, que deveria pegar essa grana toda e investir mais, que é loucura aportar em um equipamento de ponta.
Acho que preciso ouvir uns bodes sobre gastar sem culpa. Sei lá.
Enfim..
Comprei a máquina!
Ver maise vocês, pensam muito antes de investir em equipamento? Será que não calculamos demais ao invés de praticar mais saúde? Qual o preço da sua evolução no esporte?