Recentemente tive uma epifania sobre alimentação dos meus filhos e queria compartilhar com vocês. Talvez seja senso comum mas vou falar mesmo assim. O raciocínio vale para ADULTOS também.
“Pode dar doce para criança? Pode dar salgadinho? Pode dar pizza? Em poucas quantidades, pode! Não vai fazer mal.” Sempre pensei isso. Por mais verdadeira que a premissa seja tem um problema nessa atitude.
Se você der doce, a criança vai achar fruta muito sem graça e não vai comer ou vai comer forçada, do mesmo jeito que se você der suco de laranja com açúcar, ela não vai gostar de tomar sem.
Se você der uma mini coxinha ou um pedaço de pizza, legumes e vegetais vai ficar muito sem graça e não vão querer também.
Portanto se você não der esses alimentos não saudáveis, você não só vai ter o ganho deles não estarem comendo essas porcarias, como elas vão querer comer coisas que fazem muito bem a saúde.
Adulto mesma coisa. Já vi nutricionistas falarem assim, “você não gasta de salada? Não gosta de fruta? Não tem problema come mesmo assim porque você é adulto.” Ok, está certo! Mas será que a colher de doce de leite que ele liberou ou as 15g de chocolate não estão atrapalhando no gosto desse “adulto”?
Eu gosto muito de sorvete e de milkshake. Não como faz tempo, e bato banana e morango congelados com leite. Juro que pra mim aquilo é um milkshake delicioso. Mas provavelmente porque perdi a relação do que é um milkshake de verdade. No filme Matrix um cara comendo o bife e diz “eu sei que isso não é real mas não importa”. Eu sei que aquilo não é milkshake, mas realmente não importa porque é delicioso!
“Ah mas então eu errei na introdução alimentar do meu filho”, muda agora que em 2 semanas ele acostuma.
E você também!! Não tem problema por um pouco de açúcar no café ou 2-3 gotas de adoçante. Ok, não tem! Mas tenta ficar sem esse “docinho” pra ver como outras coisas vão ficar mais saborosas. Eu sempre gostei de fruta mas depois que passei a usar esse “truque” juro que manga fica parecendo quindim de tão doce!
Já falei bastante… boa sorte e cuide bem da alimentação dos pequenos! Se tiver que fazer a mudança vai ser difícil nos primeiros dias mas eles acostumam muito rápido. Se vai iniciar a introdução alimentar de seu pequeno, não esqueça disso. Vale a pena, tudo vai ficar mais fácil depois.