Durante toda a minha vida sempre pratiquei esportes regularmente. Acho que a única vez que abandonei foi no primeiro ano da faculdade, mas voltei rapidamente.
Mas, neste ano, perdi quatro meses de treino. Primeiro por causa de um siso, que acarretou outros problemas no maxilar, e lá se foi um mês sem treinar. E agora, por uma pequenina lesão no joelho: quebrei-o em dois lugares, lesionei ligamento, patela e tive um derrame articular. Mas, tirando isso, nada demais, haha. Tudo isso jogando bola.
Foram dois meses na cama, e agora faz um mês que voltei a andar, ainda com certa limitação. Fora que já são 10 kg a mais na carcaça. E já são três meses sem prática esportiva. E aí é que vem o ponto: você só percebe o quanto ela é benéfica para sua vida quando para de fazer.
Minha qualidade de sono diminuiu absurdamente! Eu durmo mais, mas durmo pior.Minha capacidade de foco e concentração também caiu; tenho ficado disperso com mais facilidade. Estou bem menos produtivo e consigo metrificar isso.
Obviamente, vai se formando uma bola de neve. Você dorme pior, come pior, prejudica sua capacidade de concentração, aumenta sua ansiedade e assim por diante.
E, se você se acha produtivo sem se alimentar bem e praticar esportes regularmente, te faço um convite: comece a treinar e a comer bem. Aí você vai perceber que sempre viveu abaixo das suas capacidades.