Bom dia, gente!
já peço desculpas logo, pesquisei no site mas não achei algo que respondesse essa dúvida minha, podem mandar as voadoras, mas a questão é sincera.
Recentemente recebi uma proposta de comprar o box de crossfit onde treino há alguns anos.
O dono iria fechar por falta de tempo livre e queria passar o negócio com uma série de limitações que me deixaram com um pé atrás.
O box tem uma ótima carteira de clientes recorrentes e fidelizados e é o único da reunião, mas está cobrando muito baixo, quase sem conseguir pagar os custos com aluguel e folha de pagamento, margem apertadissima, quase indo pro vermelho.
Fiel a tradição brasileira, não tinha contabilidade de nada (simples), nem avaliação dos ativos e nem pagava completamente os impostos. Todo dado que eu perguntava pra poder avaliar, o cara não tinha.
Várias redflags, decidi não fechar o negócio, até por algumas limitações de tempo e competência minhas, vida que segue.
Minha dúvida é, como avaliar um negócio físico pra ver se vale a pena comprar?
Com empresas, fiis, etc a gnt faz aqui, tem dados estruturados, tem metodologias de valuation, tem estudo.
Mas pra um negócio no mundo real, para empreender, valem as mesmas análises?
O q eu deveria olhar? Como driblar a falta de contabilidade e dados estruturados?
Perdoem o textão, mandem as voadoras junto com as respostas.