Artigo recente publicado na nature, bem interessante e cheio de linguagem técnica.
https://www.nature.com/articles/s41586-025-09235-0O ponto importante é que o artigo mostra uma coisa que eu já falo a muito tempo, seu cérebro funciona como um todo. Não são partes especializadas, nem hormônios, neurotransmissores ou qualquer coisa que fazem as coisas.
Seu cérebro funciona como um todo, e várias áreas dele atuam para a tomada de uma decisão, por mais simples que ela seja.
De áreas especializadas até áreas "primárias" como o tronco encefálico.
Isso é importante pq aumenta o rol de alternativas para se pensar em intervenções.
Como eu sempre disse sobre a besteira da dopamina e ela realmente fizesse tudo que dizem que ela faz, nada restaria a fazer pois ninguém vai entrar dentro da sua cabeça e tirar dopamina.
Quando abandonamos essa ideia simplista e errada, e aceitamos a complexidade, apesar de termos mais incertezas - de não saber qual a causa exata de algo, por exemplo - também ganhamos em alternativas para criarmos intervenções, pq várias alternativas são possíveis para alterar os diversos fatores que controlam um comportamento.
Um artigo muito importante, e que espero que encerre alguma discussões antigas e esses papos de picaretas que tanto invadem a internet.