Há cerca de seis meses meu avô faleceu. Desde então, minha avó, que morava com ele há mais de 20 anos em uma casa grande, decidiu comprar um apartamento em uma região mais próxima dos filhos e netos. Até aí tudo certo.
O problema é que, para comprar o apartamento e cobrir os custos do inventário (que envolveu regularizar e transferir os imóveis para o nome dos filhos, meu pai e minha tia), ela acabou gastando praticamente todo o patrimônio que tinha.
Minha avó tinha alguns outros imóveis menores, que ela colocou pra vender. Alguns conseguiram ser vendidos, mas outros são mais difíceis por estarem em localizações ruins. Os que não vende, ela aluga e insiste em cuidar de tudo pessoalmente, como se fosse uma imobiliária, o que acaba gerando muito estresse desnecessário.
Um dos imóveis é a antiga casa onde ela morava. Atualmente está alugada, e a inquilina disse que tem interesse em comprar o imóvel ao fim do contrato, pelo valor pedido. Seria uma boa oportunidade, já que a região vem se tornando mais perigosa e há uma comunidade se formando no terreno ao lado, o que com certeza vai desvalorizar o terreno uma hora.
No entanto, minha avó agora decidiu que não quer mais vender, principalmente porque brigou com a inquilina por um motivo bobo. Mesmo assim, ela vive dizendo que está apertada financeiramente, mas quando sugerimos vender para ter mais tranquilidade e segurança, responde que quer deixar os imóveis “para os netos”, e que a casa e o apartamento ficariam para os filhos no inventário (um para cada) sendo que já falamos que não precisa se preocupar com a gente e que dividir esse apartamento entre os 2 filhos era simples.
Fico em dúvida se vale a pena insistir nessa conversa com ela, mais no sentido de mostrar que vender poderia ser algo bom para ela ter mais conforto e liberdade de viajar pra aproveitar nessa fase da vida, ou se o melhor é simplesmente deixar quieto. Ela já está perto dos 80 anos, e minha preocupação é mais com o bem-estar e tranquilidade dela do que com o patrimônio em si. O que acham?